Juros do Fies vão cair de 6,5% para 3,5% ao ano, diz Haddad

Fonte Agência Brasil 19/11/2009 às 0h
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a redução da taxa de juros do Programa de Financiamento Estudantil (Fies) de 6,5% para 3,5% ao ano, a partir da próxima reunião Conselho Monetário Nacional. A informação é do ministro da Educação, Fernando Haddad, que participou hoje (5) de audiência pública na Câmara.

Ele pediu aos deputados que aprovem um projeto que tramita em regime de urgência na Casa sobre a redução no valor do financiamento. Pela proposta, também pessoas que se formarem em cursos de licenciatura e derem aula em escolas da rede pública, terão 1% do valor da dívida abatido para cada mês trabalhado. Com isso, a quitação se daria depois de 8 anos e 4 meses trabalhados.

O projeto prevê que o próximo ciclo de financiamento do Fies seja online. “O estudante poderá a qualquer dia acionar o financiamento. Com isso pretendemos praticamente liquidar a inadimplência.”

Ele ainda lembrou a importância do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que terá a primeira prova em outubro deste ano. Pelas novas regras, 50 instituições federais vão usar o exame como único critério ou parte dele para o ingresso na universidade.
Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Juros do Fies vão cair de 6,5% para 3,5% ao ano, diz Haddad