Juntos pela educação ambiental

Fonte Ascom - MMA 25/04/2013 às 8h

Municípios devem estimular participação da comunidade nos projetos, defende Ministério do Meio Ambiente em encontro com gestores locais
Representantes dos ministérios do Meio Ambiente e da Educação reuniram-se, nesta quarta-feira (24), na mesa temática "O Município e a Educação Ambiental", para debater o papel transformador da educação ambiental. O debate faz parte do “II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável", realizado em Brasília.

A gerente de projetos Renata Maranhão, do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, apresentou aos participantes os programas e ações que o ministério desenvolve para promover a educação ambiental. Coletivos educadores, Salas Verdes, Programa de Educação Ambiental na Agricultura Familiar (PEAAF), circuito Tela Verde, Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), contratações públicas sustentáveis e consumo sustentável são exemplos dessas ações, assim como a 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente e Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que ocorrem em outubro e novembro, respectivamente.

Renata Maranhão falou da importância de se estimular projetos que envolvam a participação da comunidade local. “A crise ambiental é um desafio que nos une e que requer políticas integradas”, afirmou. Ela destacou, ainda, que o papel transformador da educação ambiental aponta para a construção de cidades sustentáveis.

O assessor especial do Ministro da Educação, Marcos Sorrentino, alertou a questão de que a educação ambiental está muito presente nos discursos e pouco na prática. “Não há poder público que dê conta sozinho da educação ambiental. Juntos é que faremos uma educação ambiental que gere mudanças culturais”, destacou, reforçando que o papel do poder público é criar ações coordenadas e projetos políticos pedagógicos sistematizados com as escolas e os municípios.
8677646833 f7e39339d3 c Marcos Sorrentino (E), mediador Rodrigo Agostinho e Renata Maranhão



Leia mais sobre o Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável em:

Ações socioambientais em discussão

Boas práticas em sustentabilidade

Equilíbrio dos recursos hídricos

Manejo de resíduos é tema de oficina

Novo modelo de gestão do lixo

Gestão municipal em debate

Ascom - MMA
Fonte Ascom - MMA 25/04/2013 ás 8h

Compartilhe

Juntos pela educação ambiental