Judô -Judô conquista mais três ouros nos Jogos Escolares do Reino Unido

Fonte Ascom - Ministério dos Esportes 10/05/2012 às 0h

No último dia de competição nos Jogos Escolares do Reino Unido, o judô brasileiro voltou a se destacar, com a conquista de mais duas medalhas de ouro individuais e uma de equipe. Pela manhã os vencedores foram Jéssica Oliveira e Luiz Marcoz, respectivamente nas categorias menos de 52 quilos e menos de 60 quilos. À tarde, a competição foi em equipe e rendeu mais um ouro.

Jéssica inaugurou o tatame pelo lado brasileiro: “Foram cinco lutas e a segunda foi a mais difícil porque a adversária era muito forte e eu não conseguia encaixar o golpe”. Sobre a sensação de vitória, a atleta comemorou: “Essa foi a minha primeira vitória fora do Brasil! A emoção foi tão grande que nem sei explicar”.

Luiz também teve que enfrentar cinco adversários e venceu todos por ippon (manobra das artes marciais conhecida como golpe perfeito, no judô significa derrubar o adversário com as costas no tatame). “No começo eu estava bem nervoso, mas depois da segunda luta me soltei. E aí foi tranquilo... No final só um sentimento: dever cumprido”, revelou.

À tarde os campeões se juntaram para brigar pelo ouro em equipe. Ao todo, eram cinco grupos inscritos, por isso a chave de competição foi de ponto corrido, quando todas as equipes se enfrentam e a vencedora é a que tiver maior número de vitórias. O Brasil competiu primeiro com País de Gales, depois com Escócia e em terceiro com Irlanda. Os seis atletas venceram todas as lutas contra os três primeiros adversários.

Na final, os judocas ganharam da Inglaterra, garantindo o ouro para o Brasil na competição por equipe. Para o técnico, Igor Rocha, o resultado não foi surpresa: “Nós viemos com uma grande expectativa. Hoje o Brasil está entre as cinco potências mundiais de judô e esses atletas já são de elite em suas categorias. Onde chegarmos teremos chance de ganhar medalha”.

O fato de Igor Rocha acompanhar uma equipe que não era a sua não interferiu no desempenho dos atletas. “Duas das atletas são do meu estado, quanto aos outros eu também já conhecia, sempre nos encontramos nos campeonatos. Por isso eu já sabia os pontos fortes de cada um e tinha certeza de que tínhamos condições de ganhar. Estamos muitos felizes com os resultados”, festeja. Igor e os seis atletas que compõem a equipe de judô são beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte.

Amanhã será a vez dos atletas da natação e do atletismo estrearem no Parque Olímpico, que será fechado após a competição e só reabrirá para as Olimpíadas, que começam no fim de julho.

Lilian Amaral, de Londres

Ascom - Ministério dos Esportes
Fonte Ascom - Ministério dos Esportes 10/05/2012 ás 0h

Compartilhe

Judô -Judô conquista mais três ouros nos Jogos Escolares do Reino Unido