Judô brasileiro fatura medalhas na Copa Europeia Júnior de Berlim

Fonte Brasil 2016 05/08/2014 às 22h
O judô brasileiro encerrou a Copa Europeia Júnior de Berlim, neste domingo (3), com a medalha de ouro de Rafael Macedo (81kg). No sábado (2), o País já havia conquistado cinco bronzes com Larissa Farias (44kg/RJ), Tawany Silva (48kg/SP), Jéssica Pereira (52kg/RJ), Vitor Hugo Carvalho (60kg/SP) e Gabriel Pinheiro (66kg/PE).

Único medalhista do dia, Rafael Macedo participou de cinco combates para subir ao lugar mais alto do pódio. Nas eliminatórias, fez três lutas e venceu todas por ippon (golpe perfeito). Foram derrotados pelo brasileiro o cazaque Salamat Zhurkabayev, o canadense Jonah Burt e o alemão Tom Goerlitz.

Na semifinal, o judoca passou pelo russo Dmitry Zuev, com um wazari. O ouro só veio depois de uma luta muito disputada com o georgiano Levan Gugava, na final. O brasileiro venceu na punição – o georgiano foi punido três vezes, enquanto Rafael Macedo duas – e levou a medalha dourada para casa.

"Me sinto muito feliz com essa vitória, foram lutas muito difíceis mas graças a Deus eu consegui ganhar, agora treinar ainda mais porque muitos dos atletas que estavam aqui estarão no mundial também", disse o atleta, que aguarda a convocação para o Mundial.

Gabriel Souza (100kg/SP), Isadora Pereira (78kg/MG) e Camila Nogueira (+78kg/MS) perderam ainda nas eliminatórias e retornaram à competição na repescagem. Os três disputaram a medalha de bronze, mas foram derrotados pelo russo Niyaz Ilyasov, pela russa Ekaterina Inozamtseva e pela georgiana Elene Kebadze, respectivamente.

Eduardo Santos (81kg/SP), Thiago Chiodi (90kg/SP), João Cesarino Silva (+100kg/RS), Danielle Oliveira (63kg/RJ), Mariana Veiga (70kg/MS) e Sibilla Facchiolli (+78kg/SP) também entraram em ação neste domingo, mas deixaram a competição mais cedo.

Mundial

A Copa Europeia Júnior de Berlim, Fase 6 do Circuito Internacional da classe, foi a última a contar pontos para o ranking nacional, antes da convocação para o Campeonato Mundial Júnior, que será realizado no período de 20 a 27 de outubro, em Miami.

Estão automaticamente classificados para o Mundial os atletas que alcançarem a marca de 500 pontos no ranking mundial. Aqueles que não conseguirem a pontuação exigida terão a possibilidade de participação avaliada pela comissão técnica.
Brasil 2016
Fonte Brasil 2016 05/08/2014 ás 22h

Compartilhe

Judô brasileiro fatura medalhas na Copa Europeia Júnior de Berlim