Jovens apresentam no Rio espetáculo sobre o sertão brasileiro

Fonte Agência Brasil 13/08/2014 às 20h
Jovens do Instituto Zeca Pagodinho fazem hoje (13) duas apresentações – uma pela manhã e outra às 13h30, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, do espetáculo ABC do Sertão, para alunos de escolas públicas da região. A peça é um musical com coral e dança contando a história e cultura do sertão brasileiro, com entrada gratuita.

A atividade cultural faz parte do Projeto Mobilidade Sonora, uma iniciativa da Federação de Transportes do Rio (Fetranspor), com o objetivo principal de aproximar jovens de áreas carentes da música clássica e popular, permitindo que crianças e adolescentes não sejam apenas espectadores, mas também protagonistas do novo cenário musical, de forma lúdica e identificada com a sua realidade.

Apesar do calendário apertado devido à realização de eventos como a Copa do Mundo, a gerente de responsabilidade social da Fetranspor e idealizadora do projeto, Márcia Vaz, vê motivos para comemorar a realização do evento na Cidade das Artes, pelo fato de envolver crianças carentes, da rede pública de ensino, que nunca tiveram a oportunidade de frequentar um local especializado, o que para elas tem um valor muito grande.

“O projeto promove acesso à música clássica pela população carente, principalmente crianças e jovens, nosso público-alvo, porque acreditamos que podemos educar indivíduos por meio da música, e com esse modo de pensar e agir, formamos profissionais para a área musical, onde muitos descobrem a sua profissão e se sentem valorizados”, disse Márcia.

Os concertos têm finalidade didática porque, além de apresentar a música clássica, que é vista como destinada a indivíduos de classes mais privilegiadas, inclui apresentação do compositor e sua respectiva época, além da realização de debates com temas como cidadania, sustentabilidade e estilo de vida.
Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 13/08/2014 ás 20h

Compartilhe

Jovens apresentam no Rio espetáculo sobre o sertão brasileiro