José Alencar chega ao Brasil e continua tratamento em São Paulo

Fonte Agência Brasil 19/11/2009 às 0h
O vice-presidente da República, José Alencar, começa hoje (6) o terceiro ciclo de tratamento contra o câncer na região do abdome com o uso de medicamentos que trouxe do Centro M. D.Anderson, instituição especializada na prevenção e cura da doença, situado em Houston, no Texas. Ele desembarcou hoje às 3h40 no aeroporto de Cúmbica, em Guarulhos, vindo dos Estados Unidos para onde tinha viajado, no início da tarde da última terça-feira (4), algumas horas depois de receber alta do Hospital Sírio-Libanês.

Segundo a assessoria de Alencar, nesse centro médico o vice-presidente não chegou a tomar nenhum medicamento. Apenas submeteu-se a exames, passou por consultas e recebeu a autorização para tomar os remédios aqui no Brasil e, para isso, não necessitará de internação e nem precisará ficar ausente das atividades do cargo que ocupa, mas ficará em casa, em São Paulo, no próximos dias.

Alencar faz parte de um grupo de 30 pacientes que são monitorados em um tratamento experimental do centro M.D. Anderson. Um dos médicos que cuida da saúde dele no Hospital Sírio-Libanês, Paulo Hoff, atuou durante 12 anos na instituição norte-americana. Com 77 anos, Alencar luta contra a doença há 12 anos e já foi submetido a 15 cirurgias. Só no último mês de julho, foram duas intervenções, a primeira no dia 9, quando foram retirados tumores para desobstrução do intestino.

No último dia 24, menos de um dia depois de receber alta, ele voltou a ser hospitalizado quando foi novamente operado. Novos tumores continuaram a impedir o funcionamento normal do intestino, e os médicos tiveram, então, de recorrer a uma solução mais extrema por meio da colostomia. Essa técnica implica na abertura de um canal na barriga para passagem do material expelido pelo intestino grosso. Uma bolsa conectada a essa abertura faz a coleta.
Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

José Alencar chega ao Brasil e continua tratamento em São Paulo