Jornalista americana lança livro sobre Santos Dumont para crianças

Fonte Visão Estratégica Comunicação 09/03/2013 às 2h

 Criativo, inovador, perseverante, generoso, pacifista, corajoso, sonhador. Assim poderia se iniciar uma lista de adjetivos para descrever Santos Dumont, o Pai da Aviação, que faria 140 anos em 20 de julho se estivesse vivo. Para celebrar a data, a Editora Fundamento lança o livro As fabulosas máquinas voadoras de Alberto Santos Dumont. A obra, voltada para crianças de 6 a 10 anos, descreve o dia a dia do inventor em Paris – a ida às compras pilotando um dirigível, os encontros com seu amigo, o relojoeiro Louis Cartier, e o reconhecimento dos franceses –, mas principalmente a história do primeiro voo.

Totalmente ilustrado e com fatos pouco conhecidos sobre a história da aviação, este livro vai lembrar aos jovens leitores que o Brasil tem um herói de fato. E ele merece ser lembrado e celebrado sempre.

SOBRE SANTOS DUMONT

Em 12 de novembro de 1906, nos arredores de Paris e diante de uma multidão, Santos Dumont voou com o 14-Bis a 3 metros do chão por 60 metros. Esse foi o primeiro voo do mundo com um avião que decolou com força própria. A polêmica em torno do primeiro voo existe porque, em 1903, Orville e Wilbur Wright realizaram o que seria o “primeiro voo” de uma máquina voadora, porém o avião deles precisou da ajuda do vento e de um sistema de trilhos.

Nascido no interior de Minas Gerais, desde cedo Santos Dumont demonstrou interesse nas máquinas da fazenda. O pai, Henrique Dumont, incentivou o filho a estudar física, mecânica, química e eletricidade. Aos 18 anos, Santos Dumont se mudou para Paris e voou pela primeira vez em um balão. Ficou imediatamente apaixonado e, a partir de então, passou a construir suas máquinas voadoras – dirigíveis e aviões.

Recebeu vários prêmios (os quais dividia com seus funcionários e com os pobres de Paris), tornou-se uma celebridade em sua época, mas, adoentado e inconformado com o uso do avião como arma de guerra, tirou a própria vida em 23 de julho de 1932, aos 59 anos.

SOBRE AS AUTORAS

Victoria Griffith é jornalista americana. Trabalhou durante 15 anos como correspondente do jornal britânico Financial Times. Mas foi como correspondente da US Science no Brasil que ela conheceu seu marido e Alberto Santos Dumont. Atualmente, mora em Boston com o marido e três filhas.

Eva Montanari é ilustradora internacionalmente reconhecida. Mora em Rimini, na Itália.

 

DADOS

Título: As fabulosas máquinas voadoras de Alberto Santos Dumont

Autora: GRIFFITH, Victoria

Ilustradora: MONTANARI, Eva

N.º de páginas: 32

ISBN: 978 857 6760 740

Visão Estratégica Comunicação
Fonte Visão Estratégica Comunicação 09/03/2013 ás 2h

Compartilhe

Jornalista americana lança livro sobre Santos Dumont para crianças