JBRJ publica online manual para restauração de áreas degradadas

Fonte JBRJ 30/04/2013 às 9h

Edição atualizada do "Manual Técnico para a Restauração de Áreas Degradadas no Estado do Rio de Janeiro" já pode ser baixado em PDF.

O Manual, que teve sua primeira edição em 2006, é resultado de estudos desenvolvidos desde 1993 pelo Programa Mata Atlântica (PMA/JBRJ), na Reserva Biológica de Poço das Antas, em Silva Jardim/RJ, Unidade de Conservação do ICMBio. Além de apresentar estratégias e técnicas de restauração em diferentes situações, a nova edição traz uma listagem de espécies de Mata Atlântica com base na Lista de Espécies da Flora do Brasil 2013. Foram também atualizados textos referentes à Legislação de Sementes e Mudas e sobre o novo Código Florestal. A versão impressa será lançada em breve.

Os autores - Luiz Fernando Duarte de Moraes, engenheiro agrônomo e doutor em Agronomia-Ciência do Solo pela UFRRJ, foi gerente do Projeto Revegetação do PMA/JBRJ e é pesquisador da Embrapa Agrobiologia. Tânia Sampaio Pereira é bióloga, doutora em Ecologia Vegetal pela USP e pesquisadora titular do JBRJ. José Maria Assumpção, engenheiro agrônomo, desenvolveu atividades de colheita de sementes e produção de mudas de espécies nativas no Horto Florestal do JBRJ até 2012. Cíntia Luchiari é engenheira florestal e foi bolsista do PMA/JBRJ. Atualmente é servidora da Secretaria de Meio Ambiente do município de Casimiro de Abreu, RJ. As ilustrações são de Paulo Ormindo.

Leia o manual diretamente na internet.
Baixe para o seu computador.

JBRJ
Fonte JBRJ 30/04/2013 ás 9h

Compartilhe

JBRJ publica online manual para restauração de áreas degradadas