IV Siesp abordará "Cidades sustentáveis, saudáveis e seguras"

Fonte Funasa 15/03/2013 às 9h

 

Um dos participantes do IV Seminário Internacional de Engenharia de Saúde Pública (Siesp), o professor do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Miguel Aloysio Sattler, vai abordar, em sua palestra, um tema que deverá despertar muito interesse: ‘Cidades sustentáveis, saudáveis e seguras’.

Segundo Miguel Sattler, o que se pretende é apresentar, de maneira simplificada, o enfoque dos estudos que têm sido conduzidos dentro do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFRGS, em particular aqueles desenvolvidos em associação com a disciplina que tem por título: Engenharia Urbana Sustentável.

“Os estudos partem do pressuposto de que só teremos cidades sustentáveis se elas estiverem associadas com os conceitos de cidade saúdavel e segura, que buscam, em última instância, contribuir para que o nosso planeta, como um todo, também seja saudável e seguro. Nesse sentido, as cidades e municipalidades são tratadas como sistemas complexos, onde o saudável resulta da harmonização e otimização de uma série de aspectos que a sustentam: energia; suprimento de água, ar e alimentos com qualidade; gestão adequada de resíduos sólidos, líquidos e gasosos; mobilidade urbana; uso do solo e morfologia urbana, entre outros”, explica.

Segundo Miguel Sattler, a importância do tema decorre do fato de que raramente se observa, sobretudo entre os países em desenvolvimento, o planejamento do ambiente construído amparado na construção de cenários futuros, mesmo que de apenas algumas décadas. “Mesmo quando são realizados, os estudos não contemplam o conjunto de variáveis envolvidas e que são cruciais, quando se busca a saudabilidade de tais sistemas”, acentua.

O professor da UFRGS elogiou a Funasa pela iniciativa do seminário, durante o qual será possível encontrar interlocutores em temas desafiadores e com eles debater. “Entendo que seja da máxima importância, principalmente pelo fato de sermos um país em desenvolvimento, com recursos naturais extraordinários, ao se considerarmos o contexto planetário, onde se ampliam as oportunidades em educação de uma forma singular”, disse Miguel Sattler.

Funasa
Fonte Funasa 15/03/2013 ás 9h

Compartilhe

IV Siesp abordará "Cidades sustentáveis, saudáveis e seguras"