Itália pretende estreitar relações com a Colômbia, diz vice-chanceler

Fonte Ansa Flash. 04/12/2009 às 9h

O vice-ministro das Relações Exteriores da Itália, Alfredo Mantica, afirmou que seu país quer reforçar as relações com a Colômbia, com o objetivo de ampliar as oportunidades de investimentos na nação sul-americana.

"A ideia é reforçar as relações bilaterais de maneira muito positiva e, sobretudo, para mostrar uma nova Colômbia, com outra cara, que ofereça possibilidades de investimentos para a Itália", comentou o vice-chanceler.

Mantica se reuniu ontem com o ministro das Relações Exteriores da Colômbia, Jaime Bermúdez, durante a II Conferência de Revisão do Tratado de Ottawa -- que prevê o banimento de minas terrestres --, realizada na cidade colombiana de Cartagena das Índias.

"Trouxemos a Bermúdez uma mensagem de apoio da Itália na luta contra este problema que afeta a Colômbia", contou o italiano, referindo-se ao crime organizado e ao narcotráfico.

O jornal El Tiempo publicou que o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, pretende visitar a Colômbia no próximo ano, possivelmente durante uma viagem que fará pela América Latina.

O vice-chanceler, por sua vez, disse que não conhecia "a agenda exata do primeiro-ministro", mas que, "dadas as circunstâncias e o nível de apreço que existe entre o presidente Berlusconi e o presidente [colombiano Álvaro] Uribe, é muito factível que ocorra uma visita nos próximos meses".

Os líderes italiano e colombiano se reuniram no último mês de abril, quando Uribe visitou Roma. Na ocasião, Berlusconi demonstrou a intenção de aprofundar o intercâmbio das duas nações, mas ressaltou que os problemas internos poderiam prejudicar o desenvolvimento do país.

"A Colômbia é um país rico, grande, que tem acesso aos dois oceanos e ainda não desfrutou disso porque as condições de segurança o impedem", observou o premier.

Berlusconi já tem agendada, para janeiro de 2010, uma viagem ao Panamá. O anúncio foi feito na semana passada e confirmado pelo próprio premier há dois dias.

Ansa Flash.
Fonte Ansa Flash. 04/12/2009 ás 9h

Compartilhe

Itália pretende estreitar relações com a Colômbia, diz vice-chanceler