Itália firma acordo de cooperação com Paquistão

Fonte Ansa Flash 19/11/2009 às 0h
A Itália firmou hoje com o Paquistão um acordo para promover a troca de informações de assuntos relativos aos serviços de inteligência e militares de ambos países.

O documento foi assinado pelo ministro italiano da Defesa, Ignazio La Russa, em uma breve cerimônia realizada no Palácio Chigi (sede do Conselho de Ministros do país) durante um encontro entre o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, e o presidente do Paquistão, Asif Ali Zardari.

Os dois chefes de Governo anunciaram que pretendem promover uma missão de empreendedores italianos para explorar oportunidades de investimento no país do Oriente Médio.

"Nós temos grande interesse, atenção e simpatia pelo Paquistão", disse Berlusconi. Em uma entrevista conjunta, o italiano agradeceu o convite para retribuir a visita do mandatário paquistanês, que chegou a Roma na segunda-feira.

O premier lembrou também que seu país faz parte do grupo Amigos do Paquistão Democrático (fórum de apoio político e econômico ao país) e dispôs fundos durante a conferência de doadores celebrada em Tóquio, em abril, que prometeu doar US$ 5 bilhões para o Paquistão.

Para Berlusconi, a esperança é que se firme um acordo de livre comércio entre o país do Oriente Médio e a União Europeia, e que a Itália possa chegar a uma "parceria econômica bilateral de longo prazo".

"Começamos a falar de um projeto de missão econômica de empreendedores italianos ao qual o Paquistão deveria oferecer possibilidades imediatas de investimento. Delegações que serei honrado em guiar", afirmou o premier.

Em contrapartida, Asif Ali Zardari elogiou Berlusconi e agradeceu o "sustento" que a Itália garante a seu país, seja na Europa com o apoio ao acordo de livre comércio entre Paquistão e UE, seja como membro dos Amigos do Paquistão Democrático.

"Fiquei muito, muito impressionado pela personalidade do presidente do Conselho [de Ministro, ndr.] Berlusconi. Acredito verdadeiramente que tenha deixado e deixará um traço importante: o mundo precisa de uma liderança como a dele", explicou Zardari.
Ansa Flash
Fonte Ansa Flash 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Itália firma acordo de cooperação com Paquistão