Irã e potências internacionais retomam negociações sobre programa nuclear

Fonte Agência Brasil* 26/02/2013 às 9h

 

Brasília - Especialistas do Irã e do grupo P5+1 (Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia, China e Alemanha) retomaram hoje (26), no Cazaquistão, uma nova rodada de negociações sobre o programa nuclear iraniano. O programa iraniano é alvo de suspeitas de parte da comunidade internacional que desconfia da fabricação de armas nucleares, mas as autoridades do Irã negam as irregularidades.

Os especialistas estrangeiros defendem que o Irã assuma o compromisso de paralisar o enriquecimento do urânio a 20% e, em troca, parte das sanções impostas ao país pode ser suspensa. O Irã sofre restrições econômicas, financeiras e bancárias, além de comerciais e militares. A proposta é amenizar as sanções nas áreas da indústria petroquímica e bancária.

O porta-voz da Diplomacia da União Europeia, Michael Mann, demonstrou otimismo em relação à retomada das negociações com os iranianos. Segundo ele, a tendência é que o diálogo seja “equilibrado” e “construtivo”.

O secretário do Supremo Conselho de Segurança Nacional do Irã, Saeed Jalili, é o chefe da delegação iraniana. Jalili reuniu-se com o presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev. Segundo ele, a expectativa é que o diálogo seja baseado na lógica e na confiança com “propostas abrangentes”.

Os especialistas do Irã e do P5+1 participaram de várias rodadas de negociações. A última ocorreu em Moscou, na Rússia, em junho de 2012.

*Com informações da emissora pública de televisão do Irã, PressTV

Agência Brasil*
Fonte Agência Brasil* 26/02/2013 ás 9h

Compartilhe

Irã e potências internacionais retomam negociações sobre programa nuclear