IPHAN-SE encaminhará pedido para que Barco de Fogo seja patrimônio cultural brasileiro

Fonte Ascom-IPHAN 07/05/2013 às 12h

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Sergipe (IPHAN-SE) encaminhará para o Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI/IPHAN), em Brasília, o pedido de registro como Patrimônio Cultural Brasileiro do Barco de Fogo, uma alegoria pirotécnica ligada aos festejos populares do ciclo junino que só acontece na cidade de Estância, e é uma das manifestações culturais mais significativas do Estado de Sergipe.

A solicitação foi entregue à superintendente do IPHAN-SE, Terezinha Oliva, em encontro realizado no dia 2 de maio, com a presença de fogueteiros e barqueiros, com o apoio da Prefeitura Municipal, da Secretaria de Cultura, da Câmara de Vereadores e do Colégio Estadual Senador Walter Franco.

O Oficio que justifica o pedido será apreciado pelo IPHAN em Brasília e, em caso de parecer favorável, será aberto processo de registro. Os próximos festejos juninos serão acompanhados e documentados pelo IPHAN em Sergipe, bem como a realização do folguedo e suas atividades associadas, como o pisa pólvora, as batucadas e a procissão realizada durante o dia de São Pedro.

Ascom-IPHAN
Fonte Ascom-IPHAN 07/05/2013 ás 12h

Compartilhe

IPHAN-SE encaminhará pedido para que Barco de Fogo seja patrimônio cultural brasileiro