IPHAN-MS disponibiliza em DVD o modo de fazer, tocar e cantar a Viola-de-Cocho e a dança do Siriri

Fonte Ascom - IPHAN-MS 08/05/2013 às 9h

Com a finalidade de salvaguardar um método centenário e singular, bem como fomentar a transmissão de um conhecimento restrito, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Mato Grosso do Sul (IPHAN-MS) disponibiliza em DVDs as oficinas que ensinam fazer, tocar e cantar a Viola-de-Cocho e a dança do Siriri.

Ao todo são 12 oficinas, com duração de três horas cada uma, que ensinam do corte da árvore e seu Plano de Manejo ao manuseio dos instrumentos, passando pelo ensino do ofício registrado como patrimônio cultural brasileiro no ano de 2005.

O trabalho realizado entre novembro de 2012 a fevereiro deste ano na cidade de Corumbá integra as ações do Plano de Salvaguarda desse bem folclórico, e atendeu quinze jovens aprendizes, com aulas ministradas pelo mestre oficineiro Sr. Vitalino Soares Pinto, um dos únicos mestres cururueiros no estado e pelo Sr. José Rozisca, mestre da dança do Siriri.

Para adquirir o material basta entrar em contato com o IPHAN-MS que dispõe de cinco mil unidades para distribuição gratuita.

Ascom -  IPHAN-MS
Fonte Ascom - IPHAN-MS 08/05/2013 ás 9h

Compartilhe

IPHAN-MS disponibiliza em DVD o modo de fazer, tocar e cantar a Viola-de-Cocho e a dança do Siriri