Ipea: publicação analisa 20 anos da área social

Fonte Ascom Ipea. 19/11/2009 às 0h
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lança nesta quinta-feira (12), das 10h às 12h, sua publicação Políticas Sociais: Acompanhamento e Análise, composta por quatro volumes de reflexões sobre aspectos sociais no Brasil desde a Constituição de 1988. O evento será no auditório do Ipea (SBS, Quadra 1, Ed. BNDES,Brasília-DF). Os livros trazem análises sobre o desempenho do País em 12 áreas sociais, como previdência, saúde, seguridade, educação, segurança pública e desenvolvimento agrário.

No segundo volume, o capítulo Vinte Anos de Constituição Federal de 1988: avanços e desafios na educação brasileira retorna inclusive ao período anterior à Constituinte para reconstruir o marco jurídico-legal e a situação educacional da população brasileira que vigorava então, para em seguida recuperar os principais debates durante o processo constituinte. A partir daí, são analisados os desdobramentos legais pós- Constituição, sobretudo no que se referem à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e aos resultados conquistados, destacando os avanços, os limites e os desafios da educação brasileira nas últimas duas décadas.

Nas quase mil páginas dos quatro livros, os técnicos de Planejamento e Pesquisa do Instituto avaliam em quais áreas houve avanços, quais tiveram mais dificuldades, e apontam lições aprendidas nesse período de 20 anos. “Para nós, é um documento histórico porque faz a reflexão da política social brasileira nos aspectos mais gerais de 1988 para cá", resumiu o diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, Jorge Abrahão.

Confira os temas analisados nos quatro volumes de Políticas Sociais: Acompanhamento e Análise

Volume de Apresentação:

Política Social e Desenvolvimento. As Políticas Sociais e a Constituição de 1988: Conquistas e Desafios.

Volume 1:
Seguridade Social;
Previdência Social;
Saúde;
Assistência Social e Segurança Alimentar.

 
Volume 2:
Educação;
Trabalho e Renda;
Desenvolvimento Agrário;
Cultura.


Volume 3:
Justiça;
Direitos Humanos e Cidadania;
Segurança Pública;
Igualdade de Gênero;
Igualdade Racial.

Políticas Sociais: Acompanhamento e Análise
Apresentação por: Jorge Abrahão, diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea 
Data: 12 de novembro, quinta-feira.
Horário: 10h.
Local: SBS Qd. 1 Bloco “J” – Ed. BNDES – Auditório do Subsolo.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
www.ipea.gov.br

Fundação pública vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) fornece suporte técnico e institucional às ações governamentais - possibilitando a formulação de inúmeras políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiro - e disponibiliza, para a sociedade, pesquisas e estudos realizados por seus técnicos.
Ascom Ipea.
Fonte Ascom Ipea. 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Ipea: publicação analisa 20 anos da área social