Investimentos em tecnologias de comunicações unificadas e colaboração podem ser perdidos caso não adotados por funcionários

Fonte Medialink Comunicação 10/04/2013 às 8h

Pesquisa da Dimension Data mostra que a necessidade de consultar seus colaboradores e definir seus perfis é fundamental para garantir o retorno dos investimentos (ROI)

JOANESBURGO, abril de 2013 /PRNewswire/Os tomadores de decisão da área de TI de grandes organizações deverão investir US$ 53 milhões em serviços de suporte em comunicações unificadas e colaboração (UCC - Unified Communications and Collaboration) nos próximos dois anos, conforme aumenta a absorção dessas tecnologias, como uma oportunidade estratégica de negócios. No entanto, esses investimentos podem correr riscos se os funcionários não adotarem essas tecnologias. É o que indica uma nova pesquisa divulgada hoje pela Dimension Data, provedora global de soluções e serviços de tecnologia da informação e comunicações (ICT – Information and Communications Technology).

Recentemente, a Dimension Data encomendou à empresa de pesquisas Ovum um levantamento mundial sobre o uso de UCC nas Américas, Austrália, Ásia, Europa e África do Sul. Foram entrevistados mais de 1.320 tomadores de decisão empresariais de ICT e 1.390 funcionários de um amplo espectro de segmentos verticais do setor, em 18 países.

De acordo com o Dimension Data 2013 Global UCC Study, mais de 78% dos tomadores de decisão da área de TI entrevistados disseram que têm um plano estratégico atualizado e orçamento para implementar "componentes selecionados" de UCC. E 43% deles têm um orçamento para a "maioria dos componentes" de UCC, enquanto 42% dos tomadores de decisão indicaram que têm orçamento para realizar em investimentos em "todos ou na maioria dos aspectos" da UCC.

"Essa é uma mudança surpreendente, especialmente quando as condições econômicas e as limitações operacionais normalmente colocam um freio nos investimentos em comunicações empresariais", diz o gerente geral do Grupo Dimension Data para Comunicações Convergentes, Craig Levieux. Ele completa que: “Tipicamente, a UCC não tem sido um objeto de planejamento estratégico de ICT. De fato, até recentemente, essa tecnologia era largamente confundida com o PBX da corporação e a ideia de formular e executar uma estratégia de UCC - mesmo entre grandes organizações - era incomum”.

"Desses tomadores de decisão em TI, que fizeram grandes investimentos em UCC nos últimos dois anos, um alto percentual de 61% citou economias mensuráveis de custos, produtividade e absorção dos colaboradores. Isso envia uma forte mensagem às organizações que não reconhecem as comunicações unificadas como uma arma estratégica de produtividade e economias de custo", diz.

Por enquanto, as aspirações de UCC das organizações não correspondem às de seus funcionários. "Nossa pesquisa revelou que as organizações deixam de definir o perfil e de avaliar as necessidades de seus colaboradores", explica Levieux. "Essa falta de conscientização dos empregados pode colocar em risco o sucesso dos investimentos em UCC nas políticas administrativas modernas -- especialmente porque os tomadores de decisão afirmaram que baseiam seus investimentos em UCC na melhora dos processos empresariais e da produtividade.

"Quando analisamos a abordagem estratégica que as empresas estão tomando em relação à UCC, à tendência BYOD, o foco em mobilizar UC e colaboração social e, ainda, os objetivos aspiracionais para aumentar a agilidade dos negócios, ficamos surpresos em saber que apenas 38% das grandes empresas relataram que definiram o perfil de seus usuários. Entre os que não definiram o perfil dos usuários, cerca de 20% simplesmente não pensaram em fazer isso. Mais alarmante é o fato de que 21% acreditam que todos os seus empregados têm as mesmas necessidades, enquanto 13% não viram valor em definir o perfil dos mesmos.

"Para as organizações que querem formular ou renovar uma UCC, a opinião dos colaboradores é fundamental. Em um mundo onde mais e mais funcionários trazem seus próprios dispositivos para o trabalho, a falta de entendimento entre os tomadores de decisão e empregados pode resultar em um custo bem real. A adoção pelo usuário é uma medida crítica de sucesso para investimentos de UCC, especialmente quando mais aplicações de Unified Communications and Collaboration serão disponibilizadas aos empregados, que esperam suporte para diversos dispositivos e aplicações que atendam suas necessidades. Caso contrário, a adoção vai continuar a retardar aspirações, como tem sido o caso de muitas aplicações padrões de UCC até hoje", explica Levieux.

Sobre a Dimension Data -Empresa multinacional focada em serviços de tecnologia da informação e provedora de soluções de planejamento, desenvolvimento, suporte e gerenciamento de infraestrutura de TI,a Dimension Data atua em 51 países. A empresa acumula larga experiência em segurança, ambiente operacional, tecnologias de armazenamento e contact center, além de criação de redes, oferecendo competências exclusivas em consultoria, integração e serviços de gestão para criar soluções personalizadas para seus clientes. No Brasil, a Dimension Data atua desde 1995 com foco nas áreas de Comunicações Convergentes, Segurança e Gerenciamento de Serviços.

Medialink Comunicação
Fonte Medialink Comunicação 10/04/2013 ás 8h

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