Insulza celebra acordo agrário entre Bogotá e Farc

Fonte Ansa flash 27/05/2013 às 21h

Para Inzulza, este foi um passo positivo em direção à paz

SÃO PAULO, 27 MAI (ANSA) - O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), o chileno José Miguel Insulza, celebrou hoje o acordo entre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o governo colombiano no que diz respeito à questão agrária.

Insulza disse, por meio de um comunicado oficial, que este é "um passo positivo no processo para alcançar a paz na Colômbia depois de várias décadas de conflito no país".

O chileno ainda disse esperar que "este primeiro acordo abra caminho a outros acertos importantes sobre os demais pontos ainda pendentes na agenda de negociações".

Bogotá e representantes das Farc anunciaram no último domingo que haviam chegado a um acordo sobre a questão agrária, uma das causas do conflito, que já tem quase meio século de existência.

De acordo com um comunicado, o acordo “está centrado no povo, no pequeno produtor, no acesso e distribuição de terras e na luta contra a pobreza, no estímulo à produção agropecuária e na reativação da economia do campo”.

O governo de Juan Manuel Santos e as Farc deram início, no final do ano passado, a negociações de um acordo de paz que se dividiam em cinco pontos. Após discutir a questão agrária, o próximo tema a ser discutido é a participação política, seguidos pelos pontos de drogas ilícitas, abandono de armas e vítimas do conflito.

Ansa flash
Fonte Ansa flash 27/05/2013 ás 21h

Compartilhe

Insulza celebra acordo agrário entre Bogotá e Farc