Instituto Inhotim entra no Google Art Project

Fonte Agência Ideal/Imprensa Instituto Inhotim 21/05/2013 às 20h

São Paulo, 21 de maio de 2013 - O mais famoso museu a céu aberto do Brasil, o Instituto Inhotim, vai passar a integrar o Google Art Project. O espaço, localizado na cidade de Brumadinho (MG) e que conta com mais de 300 mil visitas anualmente, estará disponível online para todos os internautas do mundo nos próximos meses.

"Inhotim é um museu diferente, com enormes áreas abertas entre suas galerias e instalações. Foi um grande desafio mapeá-lo em toda sua extensão e oferecer ao usuário a chance de conhecer suas obras", diz Berthier Ribeiro-Neto, Diretor de Engenharia do Google para a América Latina. “Nosso objetivo com o Art Project é promover e preservar a cultura e as artes. Hoje, já é possível ver mais de 43 mil peças de arte, de mais de 9 mil artistas, de 40 países diferentes, em detalhes. É muito gratificante possuir a tecnologia necessária para fazer um projeto como este virar realidade.”

A captura das obras localizadas nas galerias foi feita pelo Trolley, um ‘carrinho’ com câmeras que já passou pelos mais importantes museus do mundo. Como Inhotim também abriga obras a céu aberto (além de um Jardim Botânico), as trilhas foram fotografadas pelo Trekker, que é uma mochila com 15 câmeras acopladas, usando o sistema operacional Android. Este equipamento é usado em locais onde o acesso de veículos é impossível -- recentemente, o Trekker foi utilizado na coleta de imagens no Cristo Redentor.

Para a curadora do Inhotim, Júlia Rebouças, participar do Google Art Project é mais uma iniciativa para garantir o acesso ao relevante acervo do Instituto. “Nada substitui uma visita ao Inhotim, mas com este projeto, que é também educativo, as pessoas poderão mapear e conhecer as obras antes da visita, organizar seus percursos e, no período da pós-visita, obter informações mais detalhadas sobre uma ou outra obra”, explica a curadora.

A arte na Internet

O Google Art Project é uma ferramenta que permite ao usuário visitar museus localizados nos mais diversos lugares do mundo por meio da Internet. Atualmente estão disponíveis no site cerca de 43 mil obras de mais de 230 museus e instituições localizados em 40 país es diferentes.

No Brasil, a Pinacoteca e o MAM já estão disponíveis online. Além do acervo, os usuários também podem visitar o interior dos museus, pelo Street View. Para quem gosta de arte urbana, existe a Galeria São Paulo Street Art, que contém di versos grafites da cidade de São Paulo.

Acesse www.googleartproject.com para mais informações sobre o Google Art Project.

Para fazer download das fotos do making of desta captura de imagens, acesse este link

 

Sobre o Google

Líder global em tecnologia, o Google é focado em melhorar o modo que as pessoas se conectam com informação. As inovações da empresa na área de busca na web e em soluções de publicidade fizeram de seu website um dos mais acessados da Internet e de sua marca uma das mais reconhecidas no mundo.

Sobre o Instituto Inhotim

Inhotim é um lugar em contínua transformação, onde a arte convive em relação única com a natureza. Situado em Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte (MG), Inhotim ocupa uma área de 110 ha de jardins botânicos com uma extensa coleção de espécies tropicais raras e um acervo artístico de relevância internacional. Aberto ao grande público desde 2005, o Inhotim já recebeu mais de 1 milhão de visitantes de todas as partes do mundo. Inhotim é uma instituição comprometida com o desenvolvimento da comunidade onde está inserida. Sua coleção botânica e acervo de arte contemporânea são utilizados sistematicamente para projetos educativos e para a formação de profissionais de áreas ligadas à arte e ao meio ambiente.




 

Agência Ideal/Imprensa Instituto Inhotim
Fonte Agência Ideal/Imprensa Instituto Inhotim 21/05/2013 ás 20h

Compartilhe

Instituto Inhotim entra no Google Art Project