Instituto de Arte Contemporânea Inhotim

Fonte Ascom / MinC 26/02/2013 às 17h

 

Ministra Marta recebe, em Brasília, presidente e diretores da instituição mineira

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, recebeu na tarde desta terça-feira (26), em seu gabinete, o presidente do Instituto de Arte Contemporânea Inhotim, Bernardo Paz, e os diretores do instituto, Ricardo Gazel e Roseni Sena (Foto). A reunião foi pautada pela apresentação das ações do instituto Inhotim e de seu novo projeto, as Greenhouses.

Durante a reunião, a ministra contou que já conhece e tem muita admiração pelo trabalho realizado pelo Instituto Inhotim, que tem apoio da Lei Federal do Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. O Instituto de Arte Contemporânea Inhotim reúne acervos artísticos em relação direta com o meio ambiente em uma área de cerca de 110 hectares de jardins botânicos.

O presidente do Instituto explicou que “o mundo hoje está lá dentro. Temos um espaço pós-contemporâneo, cultural e educativo que é referência mundial em arte e em botânica”. Bernardo Paz ainda aproveitou para apresentar à ministra o projeto de um complexo de Greenhouses – estufas que abrigarão diferentes espécies botânicas com ambientação de temperatura e umidade específicas.

Os representantes do Instituto Inhotim convidaram a ministra para passar um fim de semana no local para conhecer a fundo os projetos culturais e educacionais realizados pela instituição. A ministra Marta Suplicy recebeu com entusiasmo o convite.

O senador Jorge Viana (PT-AC) e a assessora parlamentar do Ministério da Cultura, Selma Virgínia, acompanharam a reunião.

 

Instituto de Arte Contemporânea Inhotim

O instituto fica no município mineiro de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte, e foi idealizado pelo empresário Bernardo Paz em meados da década de 1980. A instituição sem fins lucrativos é destinada à conservação, à exposição e à produção de trabalhos contemporâneos de arte e também desenvolve ações educativas e sociais.

O espaço reúne acervos artísticos de reconhecimento internacional e coleções botânicas de diferentes partes do Brasil com foco nas espécies nativas. A cada ano, o Instituto de Arte Contemporânea Inhotim recebe milhares de visitantes do Brasil e do exterior.

 

Ascom / MinC
Fonte Ascom / MinC 26/02/2013 ás 17h

Compartilhe

Instituto de Arte Contemporânea Inhotim