Instituições indicam expectativas de uso de dados da missão Sabia-Mar

Fonte Ascom da AEB 15/05/2013 às 15h
O Grupo de Trabalho da Missão Sabia-Mar promoveu, na segunda-feira (13) e nesta terça (14), o Workshop Sabia-Mar Usuários Brasileiros. O encontro, na sede da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), foi uma oportunidade para as instituições nacionais que poderão se beneficiar com a iniciativa apresentarem suas necessidades, expectativas e planos para uso das imagens a serem geradas. O objetivo é que os satélites a serem desenvolvidos atendam ao maior número de demandas possível.

 

A missão Sabia-Mar é um sistema de observação da Terra dedicado ao sensoriamento remoto de sistemas aquáticos oceânicos e costeiros incluindo águas interiores, baseado em uma constelação de dois satélites e uma infraestrutura operacional, logística e de segmento solo desenvolvidos para alcançar os objetivos propostos pelo Brasil e pela Argentina. Além da missão primária, os artefatos poderão observar águas interiores e obter dados em escala global da cor dos oceanos. O grupo de trabalho é composto por membros da AEB, da indústria, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) e da Comissão Nacional de Atividades Espaciais da Argentina (Conae).

As aplicações dos satélites poderão ser usadas na pesca e na aquicultura, no gerenciamento costeiro, no monitoramento de recifes de coral, de florações de algas nocivas e de derrames de óleo, na previsão do tempo e na análise da qualidade das águas, entre outros campos.

Novas frentes

Segundo o presidente da AEB, José Raimundo Coelho, a agência está inovando na forma de conceber novas missões de satélites no Brasil. “Queremos que os usuários e a indústria estejam envolvidos em todo o processo. A missão Sabia-Mar é a primeira a ser realizada a partir dessa visão”, afirmou ao abrir o workshop. “Esta é a primeira de muitas reuniões que realizaremos com usuários de satélites”, concluiu.

Na sexta-feira (17) será realizado, em São José dos Campos (SP), o Workshop Sabia-Mar Indústrias Brasileiras. Leia mais.

 

Ascom da AEB
Fonte Ascom da AEB 15/05/2013 ás 15h

Compartilhe

Instituições indicam expectativas de uso de dados da missão Sabia-Mar