Instituições culturais oferecem cursos e oficinas gratuitas para aprimoramento

Fonte Ministério da Cultura 11/08/2014 às 20h
Para quem busca aprimoramento em um assunto, aprender com profissionais experientes ou aprimorar conhecimentos, o que não falta são opções de oficinas, cursos, palestras e seminários. As entidades vinculadas ao Ministério da Cultura, como a Fundação Nacional das Artes (Funarte), a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e Fundação Casa Rui Barbosa (FRB) oferecem diversas atividades gratuitas que vão de oficinas de teatro a cursos de histórias com origamis.

Em Minas Gerais (MG), a Funarte abriu inscrições, até a próxima sexta-feira (15), para interessados em participar da oficina cênica gratuita "Corporeidades Negras", entre 18 e 22 de agosto. Ela será ministrada pela artista, pesquisadora e arte-educadora Júnia Bertolino, diretora e coreógrafa da Cia Baobá Minas, de Belo Horizonte. A ação faz parte do programa Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas, da Fundação Nacional de Artes. Para concorrer às 30 vagas é preciso mandar e-mail para: oficinas.funarte@gmail.com.

Na Fundação Biblioteca Nacional (FBN), no Rio de Janeiro (RJ), há cursos gratuitos com cargas horárias que variam entre 20h e 40h, incluindo contagem de histórias, origamis e sobre a história dos livros, de impressos a palm tops.

A Fundação Cultural Palmares também tem atividades gratuitas abertas ao público. A partir de 22 de agosto, tem início a terceira edição do ciclo de palestras "Conheça Mais Cultura: Afro-brasileira, Nosso Patrimônio", que será realizado nas cidades de Rio Branco (AC), Florianópolis (SC), Cuiabá (MT), Maceió (AL) e Macapá (AP). Trata-se de um espaço destinado para o debate sobre a diversidade e a necessidade de preservação da cultura negra brasileira.

As atividades do ciclo estão programadas até o mês de outubro, com palestras que variam de acordo com as manifestações culturais mais representativas em cada um dos estados selecionados. Os temas apresentados serão Políticas Culturais e a Cultura Negra em Rio Branco (AC); Sociedades Tradicionais; Memória, Juventude e Saberes Inter-geracionais no Vale do Jequitinhonha; Pagode Alagoano; e Culturas, Dançares e Cantares.

Na Fundação Casa Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, é possível acompanhar grande parte dos seminários e eventos realizados pela instituição gratuitamente, on-line.

Programação

Funarte/ MG

Oficina ‘Corporeidades Negras'

Com Júnia Bertolino

De 18 a 22 de agosto, das 14h às 18h

Público-alvo: crianças, jovens e adultos Vagas: 30

Inscrições gratuitas: oficinas.funarte@gmail.com

Nome completo, telefone para contato e breve currículo

Informações: (31) 3213 3084

Local: Funarte MG

Rua Januária, 68 – Floresta – Belo Horizonte (MG)

Fundação Biblioteca Nacional:

Dos livros impressos aos palms

15/8 a 12/9:

Sextas-feiras, das 14h às 18h.

Carga horária: 20h.

Histórias contadas com Origami

27/8, 28/8 e 29/8:

Quarta e quinta, das 9h às 18h, e sexta, das

9h às 13h. Carga horária: 20h.

Contação de histórias

20/8 a 22/10:.

Quartas-feiras, das 14h às 18h.

Carga horária: 40h.

Inscrições até 13/8

E-mail casadaleitura.cursos@bn.br.

Vagas limitadas.







Ministério da Cultura
Fonte Ministério da Cultura 11/08/2014 ás 20h

Compartilhe

Instituições culturais oferecem cursos e oficinas gratuitas para aprimoramento