Inspeção do CNJ no Judiciário do DF terá audiência pública para participação popular

Fonte Agência Brasil 19/11/2009 às 0h
Dentro do trabalho de inspeção iniciado hoje (13) pela Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no Judiciário do Distrito Federal, os cidadãos e os representantes de entidades poderão apresentar em audiência pública agendada para a próxima quinta feira (15), às 13h30, suas críticas, denúncias e sugestões em relação ao funcionamento da Justiça local. Quem quiser participar do evento deverá se inscrever hoje ou amanhã (14), das 14h às 18h, na sede da Corregedoria Nacional, na Praça dos Três Poderes, anexo 1 do Supremo Tribunal Federal.

Segundos dados do Sistema Justiça Aberta, relativos ao mês de agosto, 4.904 processos aguardavam sentença há mais de 100 dias no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e mais 4.677 processos estavam parados há mais de três meses. Os juízes e os funcionários do CNJ vão visitar as unidades judiciais e administrativas de primeiro e segundo graus vinculadas ao TJDFT para identificar as dificuldades enfrentadas.

Em 2008 o TJDFT gastou R$ 1,1 bilhão - 97% do montante em despesas com recursos humanos, incluindo salários, férias, gratificações, passagens, diárias e verbas de gabinete. A informação consta no relatório Justiça em Números, elaborado pelo CNJ

A inspeção no TJDFT é a 15ª promovida pela Corregedoria do CNJ em tribunais brasileiros desde o segundo semestre do ano passado. Foram inspecionados até agora os judiciários dos estados de Alagoas, do Piauí, Amazonas, Pará, Maranhão, da Bahia, de Minas Gerais (Justiça Federal), da Paraíba, do Rio Grande do Sul (Justiça Militar), Ceará, Espírito Santo, Tocantins, de Pernambuco e o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, sediado em Brasília.
Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Inspeção do CNJ no Judiciário do DF terá audiência pública para participação popular