Inscrições para a Olimpíada Brasileira de Biologia terminam no dia 9

Fonte Ascom MCTI* 02/04/2013 às 19h
O período de inscrições para a 9ª Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) termina no próximo dia 9. A iniciativa tem por objetivo instigar o interesse dos jovens pela biologia.

 

Organizado pela Associação Nacional de Biossegurança (ANBio), com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), o evento é voltado a todos os alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares. A última edição da olimpíada teve 70 mil estudantes inscritos.

Podem participar jovens que tenham, até o dia 1º de julho deste ano, no máximo 19 anos de idade, que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio, desde que ainda não tenham feito matrícula em uma instituição de ensino superior. Para isso, é preciso que um professor da escola se credencie pelo site da OBB (http://www.anbiojovem.org.br/obb/) e, depois, inscreva cada aluno na olimpíada.

Fases

A OBB é dividida em duas etapas. Aplicada no dia 13 de abril, a primeira acontece em caráter eliminatório. A prova é constituída por 30 questões de múltipla escolha. As informações sobre a nota de corte e os classificados para a fase seguinte serão divulgados no dia 29 do mesmo mês.

Os classificados para a segunda e última etapa farão uma nova prova com, no máximo, 120 perguntas objetivas. O exame acontece no dia 26 de maio. O resultado final será publicado no site da OBB em 13 de junho.

Os melhores classificados poderão participar de um treinamento especial com professores e especialistas para representar o Brasil nas olimpíadas Internacional e Ibero-Americana de Biologia, que acontecerão na Suíça e na Argentina. Em 2012, a equipe brasileira conquistou duas medalhas de ouro e duas de prata na Olimpíada Ibero-Americana de Biologia, em Portugal, e uma de bronze na Olimpíada Internacional de Biologia, em Singapura.

Sobre a ANBio

A Associação Nacional de Biossegurança foi criada em 1999 com o objetivo de difundir informações a respeito dos avanços da biotecnologia moderna e seus mecanismos de controle. No escopo de trabalho estão a promoção do conhecimento relativo à biossegurança e de suas práticas, como disciplina científica, além da capacitação e orientação de profissionais que implementam a biossegurança em instituições de pesquisa e ensino da área biomédica.

Instituições e empresas que tenham interesse em incentivar a iniciativa da entidade podem entrar em contato pelo e-mail olimpiadas@anbio.org.br ou pelos telefones (21) 2220-8678 ou 2215-8580.

*Com informações complementares da assessoria da OBB

 

Ascom MCTI*
Fonte Ascom MCTI* 02/04/2013 ás 19h

Compartilhe

Inscrições para a Olimpíada Brasileira de Biologia terminam no dia 9