Inscrições abertas para teste de proficiência em inglês

Fonte Ministério da Educação 17/09/2014 às 10h
Estudantes interessados em realizar o teste de proficiência da língua inglesa (Toefl/ITP) têm até esta 24 de novembro para se inscrever. Podem participar alunos de graduação, mestrado e doutorado das universidades federais, institutos federais e universidades estaduais credenciadas.

O teste mede o nível de conhecimento em língua inglesa dos estudantes e é exigido para o ingresso em boa parte das instituições estrangeiras parceiras do programa de mobilidade internacional.

Inscrições

As inscrições para o exame podem ser efetuadas exclusivamente pela internet no site do Ministério da Educação do programa de acesso à língua inglesa em universidades federais. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

O candidato poderá realizar uma única inscrição para realização do teste em uma única data. Caso queria cancelar a inscrição, o estudante poderá realizá-la quatro dias antes da realização do exame.

Acessibilidade

Para assegurar a condição de acessibilidade, o candidato com deficiência deverá formalizar a sua inscrição mediante o preenchimento do formulário de disponível no site do programa. Em seguida, deve protocolar sua solicitação por meio do sistema 'Fale Conosco', também disponível no site, encaminhando os seguintes documentos:

Formulário preenchido, contendo, entre outras informações, a natureza da deficiência e as condições de atendimento necessárias;
Laudo médico com CRM emitido nos últimos 12 meses, atestando a espécie e o grau ou nível de deficiência;
O candidato deverá, ainda, especificar 'Solicitação de acessibilidade' na linha de assunto.

Aplicação dos testes

Os exames serão realizados em locais, datas e horários definidos pelas instituições aplicadoras. A duração máxima da realização da prova será de quatro horas, considerando o processo de orientações, identificação do candidato, preenchimento do formulário de cadastro e realização de todas as etapas do teste.

Vale ressaltar que o candidato deverá comparecer ao local de realização informado no ato da inscrição, pelo menos, com 30 minutos de antecedência do horário de aplicação da prova. Além disso, deverá portar apenas lápis, borracha, comprovante de inscrição impresso e documento de identidade com foto.

Realização das provas

A aplicação do exame acontece até 30 de novembro. Entretanto, para os alunos participantes do programa de mobilidade internacional, a data-limite para a realização é 3 de outubro.

Também podem participar servidores e professores das universidades federais e dos institutos federais; alunos de centros de pesquisa cadastrados junto à Fundação Capes e alunos candidatos a editais do programa de mobilidade internacional.

Resultados

O resultado em meio eletrônico estará disponível até 45 dias após a realização do teste por meio do site do programa. Já o comprovante impresso estará disponível em até 30 dias da divulgação do resultado eletrônico e será entregue no próprio centro aplicador, nos horários e locais por ele definidos.

Saiba mais

O teste avalia o candidato nas áreas de compreensão auditiva, estrutura e expressão escrita e leitura. Com o objetivo de auxiliar o governo federal a desenvolver políticas públicas voltadas à internacionalização e para o ensino-aprendizagem de línguas nas universidades, o Toefl/ITP já foi aplicado a 35,8 mil alunos em 2013 pelo programa de ensino da língua inglesa em universidades federais.


Ministério da Educação
Fonte Ministério da Educação 17/09/2014 ás 10h

Compartilhe

Inscrições abertas para teste de proficiência em inglês