Inscrições abertas para a Première Brasil do Festival do Rio 2013

Fonte ANCINE 24/05/2013 às 9h

As inscrições para a Première Brasil do Festival do Rio, que acontece entre os dias 26 de setembro e 10 de outubro no Rio de Janeiro, estão abertas até o dia 15 de julho. A Première Brasil é a seção do festival dedicada à exibição de produções nacionais de longa ou curta-metragem, em mostras competitivas e não-competitivas.

Para ser elegível à seleção da Première Brasil, a obra deve ser registrada na ANCINE e estar finalizada até o dia 27 de agosto, quando os selecionados serão divulgados. Interessados devem preencher a ficha de inscrição no site do festival e enviar uma cópia de seleção em 35mm ou DVD para o endereço que consta no regulamento. Para concorrer ao Troféu Redentor, longas-metragens de ficção ou documentário devem ter duração acima de 70 minutos, devem ser inéditos no Rio de Janeiro e não podem ter sido explorados comercialmente no Brasil nem recusados em edições anteriores do Festival do Rio. Já os curtas não devem ter sido inscritos em edições anteriores do festival, e devem ter duração máxima de 15 minutos. Filmes falados em outro idioma que não o português devem providenciar a cópia de exibição com legendas. A inscrição do filme na Première Brasil garante sua participação no Rio Market, área de negócios do Festival do Rio, caso seja enviada uma segunda cópia, em DVD, legendada em inglês, com a indicação 'RioMarket' de forma legível. Os formatos de exibição no festival, bem como materiais de divulgação necessários para a efetiva participação do filme no evento, encontram-se no regulamento.

As produções exibidas na mostra competitiva da Première Brasil disputam o Troféu Redentor nas categorias Melhor Longa de Ficção, Longa-Metragem Documentário, Curta-Metragem, Direção, Ator, Atriz, Atriz Coadjuvante, Ator Coadjuvante, Roteiro, Montagem, Fotografia, Prêmio Especial do Júri, e Melhor Longa-metragem de Ficção, de Documentário e Curta Metragem pelo voto popular. Na edição passada, "O som ao redor", de Kleber Mendonça Filho, levou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Roteiro. O troféu de Melhor Longa Documentário foi para "Hélio Oiticica", de seu sobrinho César Oiticica, e Eryk Rocha ganhou o Redentor de Melhor Direção por "Jards". Confira aqui a lista dos vencedores da Première Brasil na edição 2012 do festival.

Para mais informações, acesse o site do Festival do Rio ou entre em contato pelo e-mail pbrasil@festivaldorio.com.br.

ANCINE
Fonte ANCINE 24/05/2013 ás 9h

Compartilhe

Inscrições abertas para a Première Brasil do Festival do Rio 2013