Insa e associação discutem parceria para apoiar a agricultura familiar

Fonte .Ascom do Insa 20/03/2013 às 8h

O Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI) e a Associação de Lideranças, Organizações, Agricultores e Agricultoras Familiares do Cariri Paraibano (Casaco) estão avaliando os termos da parceria que visa mapear e implementar estratégias de convivência com o Semiárido brasileiro em propostas de agricultura familiar.

 

Em reunião ocorrida na última quinta-feira (14), em Boqueirão (PB), representantes de ambas as instituições discutiram a definição de uma proposta metodológica que permita o mapeamento dessas estratégias e o perfil dos agricultores/experimentadores que desenvolvem práticas de transição agroecológicas para a convivência com a semiaridez.

O Insa contribuirá, no primeiro momento, com a capacitação metodológica dos técnicos da Casaco que prestam apoio e intervêm na melhoria das condições de trabalho dos agricultores. Para tanto, foi realizado um diagnóstico das necessidades de capacitação e formação no contexto da transição agroecológica no Semiárido paraibano.

Um grupo de dez agricultores selecionados pela Casaco irá desenvolver novas experimentações sob assessoria técnica da associação e, em alguns casos, diretamente dos pesquisadores do Insa. A ideia é que o trabalho desenvolvido pelos trabalhadores rurais, interessados em implementar projetos de pesquisa participativa sob bases agroecológicas, se torne referência para propostas similares em outros municípios que integram a área de atuação da Casaco no Cariri Oriental Paraibano.

A Casaco atua em 11 municípios do Cariri paraibano e trabalha com propostas técnicas de bases agroecológicas para promover a convivência com a região.

.Ascom do Insa
Fonte .Ascom do Insa 20/03/2013 ás 8h

Compartilhe

Insa e associação discutem parceria para apoiar a agricultura familiar