INPE sedia reunião internacional sobre sistemas para análise e gerenciamento de informações espaciais

Fonte INPE 06/05/2013 às 21h

 

De 6 a 10 de maio, especialistas de vários países se reúnem no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), para a reunião de um dos três grupos de trabalho que fazem parte do Comitê de Satélites de Observação da Terra (CEOS, na sigla em inglês).

Estabelecido em 1984, o CEOS é responsável pela coordenação global de programas espaciais civis e pelo intercâmbio de dados de satélites de observação da Terra em benefício da sociedade. Seus 52 membros são compostos por agências espaciais, instituições e organismos internacionais do setor.

O INPE mantém posição de destaque no CEOS pelo seu pioneirismo na utilização de satélites para observação da Terra e no desenvolvimento de sistemas de código livre para interpretação e uso acessível dos dados. Ao longo dos anos, seus especialistas têm criado softwares livres para processamento de imagens de sensoriamento remoto e sistemas de informação geográfica que fizeram dos dados espaciais uma ferramenta imprescindível para monitorar o meio ambiente.

“No evento de 6 a 10 de maio, o INPE será a sede da reunião anual do WGISS - Grupo de Trabalho em Sistemas de Informação e Serviços. Esse grupo de trabalho promove a colaboração entre as organizações do CEOS no desenvolvimento de sistemas e serviços para a gerência e distribuição de dados de observação da Terra aos usuários ao redor do mundo. Através do uso de tecnologias como serviços web, da adoção de padrões internacionais e da criação de portais especializados, os especialistas do WGISS estudam e propõem soluções para problemas comuns entre as agências do CEOS, mas respeitando as diferenças entre elas”, explica Lubia Vinhas, pesquisadora do INPE e membro do WGISS.

Durante a reunião, os especialistas irão apresentar os resultados e protótipos derivados das ações em curso, além de revisar os planos para o futuro do WGISS e suas interações com os outros grupos do CEOS.

Mais informações sobre o CEOS no site www.ceos.org. A agenda da reunião do WGISS está disponível na página www.dpi.inpe.br/wgiss35

INPE
Fonte INPE 06/05/2013 ás 21h

Compartilhe

INPE sedia reunião internacional sobre sistemas para análise e gerenciamento de informações espaciais