INPE realiza curso para profissionais do setor agrícola

Fonte INPE 10/03/2013 às 9h

 

Estão abertas as inscrições para o curso online de meteorologia por satélite aplicada à agricultura, que será realizado de 13 a 15 de março. Promovido pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o curso terá aulas ministradas à distância, de forma interativa e em tempo real, por meio da Rede Nacional de Pesquisa e Ensino (RNP).

O objetivo do curso é auxiliar os profissionais envolvidos com o setor agrícola a entender melhor os produtos derivados dos sensores remotos na aplicação da informação agrometeorológica, para aumentar a eficiência da produção e contribuir para um ambiente sustentável. Durante o curso, são fornecidas as ferramentas necessárias para a compreensão dos produtos de satélite e radar relacionados com a agricultura.

O curso será ministrado por pesquisadores do CPTEC/INPE, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Serão abordados os seguintes temas: Índice de Vegetação por Diferença Normalizada e Temperatura da Superfície Continental, O Uso de Satélites na Estimativa da Radiação Solar e Terrestre, Agrometeorologia por Satélite, Precipitação e Número de Dias sem Chuva, Apresentação do Software SigmaCast: Aplicações à Agricultura.

A programação e o link para as inscrições estão disponíveis no site
http://cursos.cptec.inpe.br/meteorologia-agricultura-2013

INPE
Fonte INPE 10/03/2013 ás 9h

Compartilhe

INPE realiza curso para profissionais do setor agrícola