INPE e Rede CLIMA participam da Semana do Meio Ambiente de São José dos Campos

Fonte Ascom - INPE 31/05/2012 às 21h

INPE e Rede CLIMA participam da Semana do Meio Ambiente de São José dos Campos

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Rede CLIMA (Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais) participarão das atividades da Semana do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, nos dias 4 a 6 de junho.

A equipe de difusão de conhecimento na área de mudanças climáticas acompanhará estudantes e público em geral em uma trilha ecológica em São Francisco Xavier (6/6), comparando o ambiente preservado e o ambiente degradado. No Parque da Cidade haverá palestra (5/6) e estande expositivo (4 e 5/6).

Serão apresentadas as atividades do INPE e da Rede CLIMA e aplicados testes para calcular a Pegada Ecológica (tamanho das áreas produtivas de terra e de mar necessárias para gerar produtos, bens e serviços que sustentam determinados estilos de vida) do público visitante.

Também serão distribuídos materiais educativos, como a cartilha “O futuro que queremos – Economia verde, desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza”.

Confira aqui a programação completa

Sobre a Rede CLIMA

Sediada no INPE, a Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede CLIMA) tem como missão gerar e disseminar conhecimentos para que o Brasil possa responder aos desafios representados pelas causas e efeitos das mudanças climáticas globais. Constitui-se em fundamental pilar de apoio às atividades de pesquisa e desenvolvimento do Plano Nacional de Mudanças Climáticas do governo federal. Enseja o estabelecimento e a consolidação da comunidade científica e tecnológica preparada para atender plenamente às necessidades nacionais de conhecimento, incluindo a produção de informações para formulação e acompanhamento das políticas públicas sobre mudanças climáticas e para apoio à diplomacia brasileira nas negociações sobre o regime internacional de mudanças climáticas.

Atualmente, a Rede CLIMA está estruturada em 13 sub-redes de pesquisa: Agricultura, Biodiversidade e Ecossistemas, Cidades, Desastres Naturais, Desenvolvimento Regional, Economia, Energias Renováveis, Modelagem, Oceanos, Recursos Hídricos, Saúde Serviços Ambientais dos Ecossistemas e Zonas Costeiras.

Mais informações sobre a Rede CLIMA na página http://www.ccst.inpe.br/redeclima
Ascom - INPE
Fonte Ascom - INPE 31/05/2012 ás 21h

Compartilhe

INPE e Rede CLIMA participam da Semana do Meio Ambiente de São José dos Campos