Inpa realiza oficinas educacionais no programa Science Camp

Fonte Ascom do Inpa 05/03/2013 às 17h

Começam em Manaus, nesta terça-feira (5), as atividades do programa Science Camp – Elas na Ciência, uma parceria entre o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. O evento reúne 90 estudantes do ensino médio de todo país, com o intuito de estimular o interesse em seguir carreira na área científica.

 

Várias oficinas de cunho científico serão ministradas por pesquisadoras do Instituto para que as estudantes conheçam as pesquisas que são realizadas nos laboratórios do Inpa. “A ideia é que essas oficinas sejam realizadas em ambientes abertos, como na Reserva Adolpho Ducke e no barco-escola, para estimular ainda mais a curiosidade e o interesse dessas estudantes pela ciência”, comenta a coordenadora do evento no Inpa, Denise Gutierrez.

A programação começou em Brasília nesta segunda-feira (4), com a abertura oficial, na qual as jovens receberam uma série de palestras sobre a atuação das mulheres na área científica, na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).

Nesta terça-feira (5), já na capital amazonense, as estudantes seguirão para a sede do Inpa, onde acontecerá a abertura das atividades na cidade, com a palestra “Mulheres no mundo das ciências”, ministrada pela pesquisadora Flávia Capellotto Costa, do instituto. À tarde serão realizadas breves oficinas científicas durante visitas aos laboratórios.

Reserva

Nesta quarta-feira (6) as atividades serão na Reserva Florestal Adolpho Ducke. Um passeio de barco está programado para o dia seguinte, quando as estudantes participarão de oficinas e conhecerão o Encontro das Águas. À noite, elas serão levadas para uma programação cultural no Teatro Amazonas.

No último dia do programa, sexta-feira (8) – Dia Internacional da Mulher –, além do encerramento no Inpa, as participantes apresentarão suas impressões sobre a experiência. “Durante toda a semana elas estarão aprendendo algo novo sobre os vários ramos da ciência nas oficinas científicas e serão orientadas a coletar as informações que elas acharem mais relevantes. No dia 8, os grupos apresentam um trabalho final, documentado com foto, sobre a descoberta ou pesquisa que as integrantes acharam mais interessante”, explica Denise Gutierrez. Acesse a programação.

O programa foi estabelecido em apoio à cooperação Brasil-Estados Unidos em ciência e tecnologia, aos esforços conjuntos previstos no memorando de entendimento entre os dois países para o avanço das mulheres e, especialmente, ao programa Ciência sem Fronteiras, do governo brasileiro.

Ascom do Inpa
Fonte Ascom do Inpa 05/03/2013 ás 17h

Compartilhe

Inpa realiza oficinas educacionais no programa Science Camp