Inpa participa de reunião sobre projetos de pesquisas em áreas rurais

Fonte Ascom do Inpa 23/03/2013 às 20h

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) e mais 13 instituições participaram nesta sexta-feira (22) de uma reunião realizada pela Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempab) com o objetivo de proporcionar visibilidade aos projetos de pesquisas de institutos que trabalham diretamente com o setor primário nas zonas periurbanas - área que se localiza para além dos subúrbios de uma cidade - e rurais no município de Manaus (AM).

 

A pesquisadora Elizabeth Gusmão, representando a coordenação de Tecnologia e Inovação do Inpa, comentou sobre as atividades de pesquisas que o instituto desenvolve, envolvendo tecnologia em nível industrial, empresarial e social. “As tecnologias sociais são de extrema importância para o desenvolvimento sustentável da nossa região, pois existe uma demanda muito grande. É importante implementar medidas para que essas tecnologias sejam utilizadas pelo pequeno produtor e pela sociedade toda”.

Segundo ela, há pesquisas com potencial para melhorar o desenvolvimento social.Muitas têm viabilidade para ajudar no desenvolvimento da região. E já temos algumas tecnologias sendo negociadas com algumas empresas, por meio da incubadora do Inpa, por exemplo, a farinha de pupunha, Água Box e outras tecnologias que serão implementadas junto com as industriais”, explicou Elizabeth.

Para a organizadora da reunião no Inpa, Denise Gutierrez, o evento contribui para o avanço da área rural. “Nesta ocasião, podemos mostrar o nosso potencial e colaborar com a produção rural do município. Além dos projetos de pesquisa, apresentamos os resultados para que tudo se torne bens sociais que contribuam para o desenvolvimento econômico, geração de emprego e melhoria para a qualidade de vida”.

Leia mais.

 

 

Ascom do Inpa
Fonte Ascom do Inpa 23/03/2013 ás 20h

Compartilhe

Inpa participa de reunião sobre projetos de pesquisas em áreas rurais