Inpa firma acordo com ONG para recuperação de áreas degradadas

Fonte Inpa/MCTI 06/08/2014 às 21h
Com o objetivo de realizar a recuperação de áreas degradadas nos municípios de Rolim de Moura, Novo Horizonte e Castanheiras, situados na porção centro-sul de Rondônia, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), por meio do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Rondônia (Napro), firmou acordo de cooperação técnico-científica com a ONG Ecoporé.

O acordo, no âmbito do projeto Viveiro Cidadão, busca a recuperação de extensão de matas ciliares (cobertura vegetal nativa que fica às margens de rios, igarapés, olhos d'água e represas) oferecendo ao proprietário mudas de espécies nativas e frutíferas, assistência técnica e outros insumos necessários para a recomposição dessas áreas.

Para o coordenador do Napro, José Maria Thomaz Menezes, isso possibilitará a expansão do conhecimento sobre a biodiversidade amazônica. “Esta parceria contribuirá para o desenvolvimento sustentável do estado de Rondônia com ênfase na preservação dos recursos hídricos e com a participação efetiva das comunidades rurais”, diz.

Ainda conforme Menezes, as ações já estão em prática e, recentemente, equipes do Inpa e da Ecoporé visitaram cinco áreas rurais cadastradas no projeto Viveiro Cidadão para acompanhar as ações entre os produtores das áreas de sistemas agroflorestais (SAFs) e identificar as dificuldades encontradas por eles.

Sobre o Napro

O Núcleo Regional de Apoio à Pesquisas em Rondônia foi criado em 1990, com a finalidade de atender às demandas em ciência e tecnologia voltadas para as questões ambientais no estado de Rondônia. Na época, as demandas se justificavam, sobretudo, pela acelerada expansão da fronteira agrícola em face da intensa frente migratória ocasionada pela colonização iniciada em meados dos anos 70.

A instituição representa o Inpa, além de identificar as demandas em C&T locais, sugerindo as linhas de pesquisa e extensão mais adequadas a cada localidade. O núcleo é responsável também por implementar parcerias e desenvolver ações em conjunto com os órgãos de ensino, pesquisa e extensão regionais, além de atuar no processo de capacitação loca, com cursos de graduação, pós-graduação e cursos de extensão.
Inpa/MCTI
Fonte Inpa/MCTI 06/08/2014 ás 21h

Compartilhe

Inpa firma acordo com ONG para recuperação de áreas degradadas