Inpa diagnosticará potencial agronômico de município amazonense

Fonte Ascom do Inpa 09/05/2013 às 15h
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) fará, em parceria com outras instituições, um diagnóstico para avaliar o potencial agronômico do município de Manaquiri, interior do Amazonas. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (8) durante o 1º Encontro de Desenvolvimento Sustentável e Tecnologias Sociais.

 

O evento foi realizado pelo Inpa no município, com o objetivo de debater um projeto integrado de desenvolvimento econômico com base em pesquisa científica e qualificação de produtores. Reuniu representantes de indústrias, de comunidades rurais e da prefeitura, além de pesquisadores.

De acordo com o diretor substituto do Inpa, Estevão Monteiro, a intenção é atrelar ciência e geração de renda. “Vamos desenvolver atividades com base nas pesquisas que já são desenvolvidas aqui e fazer esse diagnóstico. O nosso objetivo é identificar os problemas na cadeia produtiva”, disse.

Ainda de acordo com o diretor substituto, a capacitação continuará. “Vamos usar a pesquisa científica no processo de capacitação, vamos investir pesado nisso tanto através das tecnologias sociais quanto em pequenos cursos”, afirmou.

Plano integrado

O Inpa já trabalha com a capacitação de produtores rurais há oito anos por meio de um projeto desenvolvido pelo pesquisador Juan Revilla. Ao todo, aproximadamente dez pesquisas são desenvolvidas pelo instituto no centro de treinamento do município, entre elas, o uso do amendoim-da-amazônia para fabricação de óleo, que pode ser usado pela indústria de cosméticos e tem potencial econômico.

De acordo com Revilla a ação em Manaquiri representa a possibilidade de aplicar as pesquisas. “Agora vamos colocar tudo isso em prática. A aplicação das pesquisas representa alternativa de geração de renda”, assegurou.

De acordo com o presidente da Cooperativa de Produtores Rurais e Beneficiadores de Plantas Medicinais (Copefito) de Manaquiri, Antônio Santa Rita, o evento contribuiu para a formação de políticas públicas no setor primário. “Com eventos como esse, Manaquiri poderá melhorar sua produção. É um passo para valorizar o produtor rural”, disse.

O vice-prefeito do município, Jair Becil, afirmou que a parceria do poder público com o Inpa ajudará na conservação dos recursos naturais e trará fonte de emprego e renda para a cidade. “É um meio de geração de emprego para os produtores e a qualificação deles. A população recebe esse projeto integrado muito bem e os produtores estão ansiosos para vê-lo em prática, pois já estamos em fase de implantação”, ressaltou.

Parcerias

Para a coordenadora de Tecnologia Social do Inpa e organizadora do evento, Denise Gutierrez, o encontro ajudará na formação de políticas públicas baseadas em ciência por meio de parcerias. "Agregamos parcerias e reunimos todos os atores deste processo. Já temos resultados de pesquisas, mas não temos o poder de fazer essa transferência [de conhecimento] sozinhos, por isso a importância de as instituições conversarem", afirmou.

O evento teve a parceria da prefeitura de Manaquiri e também da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), entre outras instituições.

 

 

Ascom do Inpa
Fonte Ascom do Inpa 09/05/2013 ás 15h

Compartilhe

Inpa diagnosticará potencial agronômico de município amazonense