Inovação, agricultura e alimentos: o papel da ciência para a sustentabilidade

Fonte I Fórum de Inovação. 19/11/2009 às 0h
Nesta quinta-feira, 15, em São Paulo, acontece o I Fórum Inovação, Agricultura e Alimentos para o Futuro Sustentável. Representantes no Brasil da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, reúnem-se com especialistas e líderes de instituições de pesquisa, da agricultura e indústria de alimentos para debaterem sobre o papel da ciência e das inovações tecnológicas. Temas que se tornaram cada dia mais crucial para o desenvolvimento sustentável brasileiro e da própria humanidade.

O evento é realizado pelas entidades - Associação Nacional de Defesa Vegetal, Andef; Instituto para o Agronegócio Responsável, ARES; e Sociedade Rural Brasileira, com apoio da FAO e do Grupo Pão de Açúcar.


 Tema do Fórum repercute mundialmente:

A Semana Mundial da Alimentação é comemorada internacionalmente entre 12 e 16 de outubro. O Fórum ganha ainda mais importância diante do calendário proposto pela própria ONU, sobre o tema, a ser debatido em Roma: Como alimentar o mundo em 2050. Trata-se do World Summit, que reúne especialistas em alimentação de diversos países entre 16 e 18 de novembro. Durante o debate, eles precisarão apontar e convencer os líderes e governos das nações sobre as estratégias da Segurança Alimentar para o mundo.

As propostas a serem apresentadas no Fórum da Itália visam superar o desafio apontado no mais recente relatório publicado pela FAO, que prevê crescimento de um terço da população mundial até 2050. Isto significa produzir alimentos para mais 2,3 bilhões de pessoas, o que exige crescimento de 70% da agricultura. "O mundo precisará ampliar os investimentos para fortalecer a agricultura nos países pobres e em desenvolvimento, o que pode evitar que, em 2050, cerca de 370 milhões de pessoas - 5% da população desses países - ainda sejam atingidas pela fome", adverte Hafez Ghanem, diretor-assistente da FAO, em Roma.


I Fórum Inovação, Agricultura e Alimentos para o Futuro Sustentável.

Dia 15 de Outubro - 8h30 às 12h30.

Mercure Hotel - Ibirapuera - São Paulo.

Sala Praça da Sé - Piso E3.

Informações: (11) 3256-4312 - E-mail: meccanica@meccanica.com.br

Inscreva-se pelo site: www.forumagriculturaealimentos.org.br

Siga o Fórum no Twitter: http://twitter.com/foruminovacao.


Palestrantes confirmados:


- José Tubino, representante da FAO no Brasil.
- Daniel Vargas, ministro de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.
- João Sampaio, secretário de Agricultura do Estado de São Paulo.
- Silvio Crestana, ex-presidente da Embrapa.
- Leonardo Miyao, diretor do Grupo Pão de Açúcar.
- José Otavio Menten, diretor executivo da ANDEF.
- Cesário Ramalho, presidente da Sociedade Rural Brasileira.
- Roberto Waak, diretor do Instituto para o Agronegócio Responsável.
I Fórum de Inovação.
Fonte I Fórum de Inovação. 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Inovação, agricultura e alimentos: o papel da ciência para a sustentabilidade