Iniciativa promove atividades culturais nas escolas

Fonte Ministério da Cultura 17/08/2014 às 13h
Começam a ser executados os primeiros projetos financiados pelo programa dos ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC) que destina R$ 100 milhões para a promoção de atividades culturais em 4,8 mil escolas públicas brasileiras.

Um exemplo é o projeto Poesia na Escola, que está sendo implantado pela poetisa mineira Dayanne Timóteo no Centro de Ensino Médio do Riacho Fundo I, região de baixa renda no Distrito Federal.

Serão realizadas oficinas de declamação, jornalismo, produção cultural, fotografia e cordel. Nas aulas de Língua Portuguesa, serão estudadas a vida e a obra de seis poetas brasileiros: Adélia Prado, Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meirelles, Cora Coralina e Clarice Lispector.

Também serão realizados saraus em que os alunos declamarão poemas próprios, produzidos na oficina de declamação, e dos seis autores estudados.

"Nosso objetivo é fazer com que os alunos, que são de uma região carente do ponto de vista cultural, tenham acesso à literatura, à poesia, a uma nova forma de aprender", explica Dayanne.

A primeira atividade do projeto foi uma visita à exposição "Pela superfície das páginas", no Espaço Cultural Marcantonio Villaça, no Tribunal de Contas da União (TCU), realizada na sexta-feira (8). Cerca de 50 alunos conheceram a mostra, em que 36 artistas trabalham diversas possibilidades estéticas em páginas de livros, e tiveram a oportunidade de discutir sobre a importância da literatura.

Para a professora Dilvanice Andrade, coordenadora do projeto em Riacho Fundo I, os recursos permitem um aprimoramento na maneira de ensinar literatura. "Com o projeto, conseguimos ampliar e fortalecer nosso trabalho, fazendo com que os alunos tenham novas experiências e possam sair do ambiente de sala de aula", destaca.



Ministério da Cultura
Fonte Ministério da Cultura 17/08/2014 ás 13h

Compartilhe

Iniciativa promove atividades culturais nas escolas