Infoserv: primeiro serviço informatizado do mundo para homologação de veículos completa um ano no Ibama

Fonte Ascom/Ibama 06/04/2013 às 10h

Brasília (05/04/2013) - O Infoserv Proconve/Promot completa um ano de implantação apresentando uma redução em 80% no número de dias para a emissão da licença regular pelo Ibama. Em 2011, a homologação de veículos automotores no país levava cerca de cinco meses, depois do Inforsev fabricantes e importadores recebem a licença 31 dias depois de requerida. Além disso, o processo é iniciado e terminado no próprio sistema e o usuário pode acompanhar os procedimentos em tempo real. De dezembro de 2011, fase inicial do sistema, a março deste ano foram emitidas 13.749 licenças para 2.036 usuários.

 

“A comunicação direta e transparente com os usuários, redução no uso de papel, interligação com sistemas de arrecadação, são outros méritos deste serviço”, observa Fernando Marques, diretor de Qualidade Ambiental do Ibama.

O serviço

Em 14 de outubro de 2011, a instrução Normativa n° 12, define o Infoserv (Informação e Serviço) como o sistema a ser utilizado pelos fabricantes e importadores de veículos automotores para solicitar licenças ou dispensas de licença ao Ibama.

O Infoserv é acessado a partir do sítio do Ibama, em Autorizações e Licenças, Veículos Automotores - Proconve - Promot/Infoserv, permitindo que as empresas interessadas informem dados sobre emissão de poluentes e ruído dos veículos a serem homologados.

 

Ascom/Ibama
Fonte Ascom/Ibama 06/04/2013 ás 10h

Compartilhe

Infoserv: primeiro serviço informatizado do mundo para homologação de veículos completa um ano no Ibama