Indústria foi o destaque negativo do setor produtivo nacional no primeiro trimestre

Fonte Agência Brasil 29/05/2013 às 14h

Rio de Janeiro – Com uma queda de 0,3% na comparação com o último trimestre do ano passado, a indústria foi o destaque negativo do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro sob a ótica da demanda no primeiro trimestre deste ano. A indústria também teve queda de 1,4%, na comparação com o primeiro trimestre do ano passado.

Segundo a gerente de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rebeca Palis, a indústria vem mostrando quedas e taxas de estabilidade desde o último trimestre de 2011.

Na comparação com o último trimestre de 2012, a indústria extrativa mineral teve o pior desempenho, com queda de 2,1%. O resultado foi influenciado principalmente pela menor produção de petróleo, provocada por paradas de produção em plataformas de petróleo.

A mineração também teve resultado negativo. A construção civil caiu 0,1%. Por outro lado, a indústria da transformação cresceu 0,3%.

A extrativa mineral também teve o pior resultado na comparação com o primeiro trimestre de 2012 (-6,6%). A construção civil teve queda de 1,3% e a indústria da transformação, de 0,7%. Apenas o setor de produção e distribuição de eletricidade, gás e água teve desempenho positivo, com alta de 2,6%.

Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 29/05/2013 ás 14h

Compartilhe

Indústria foi o destaque negativo do setor produtivo nacional no primeiro trimestre