INCT lança vídeos sobre queimadas na Amazônia

Fonte Agência Museu Goeldi 13/03/2013 às 8h
O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia lança cinco vídeos sobre o fogo na Amazônia em parceria com o Lancaster Environment Centre, da Inglaterra. Com o título de Corte e Queima, os vídeos abordam como os agricultores brasileiros usam o fogo como ferramenta na agricultura, os problemas decorrentes dessa prática e que alternativas podem ser adotadas.

 

A série audiovisual é um resultado do projeto Human Dimensions of Wildfires: Linking Research and Environmental Education to Reduce Amazonian Wildfires, que propõe reduzir as queimadas por meio da integração das ciências naturais e sociais, com educação ambiental e capacitação da população local.

Os vídeos foram dirigidos por Tania Cypriano (Viva! Films) com a colaboração dos pesquisadores do INCT Luke Perry (Lancaster University, Inglaterra) e Jos Barlow (Lancaster University e Museu Paraense Emílio Goeldi).

O INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia é um programa interinstitucional sob a coordenação do Museu Goeldi. Tem como foco o desenvolvimento de pesquisas, ações educativas e de comunicação da ciência na região do Arco do Desmatamento, uma área de 244.420 quilômetros quadrados que se estende pelo ao sul da Amazônia, do Maranhão ao Acre. O objetivo é a criação de um centro de excelência para o estudo da biodiversidade e da paisagem amazônica a partir de uma abordagem integrada e multidisciplinar.

Assista aos vídeos e leia mais sobre o projeto.

Agência Museu Goeldi
Fonte Agência Museu Goeldi 13/03/2013 ás 8h

Compartilhe

INCT lança vídeos sobre queimadas na Amazônia