Incra promove capacitação para cultivo de frutas em São Paulo

Fonte Ministério do Desenvolvimento Agrário 21/08/2014 às 22h
Com o objetivo de conhecer de perto o cultivo de uvas Niágara e de goiabas vermelhas, famílias do assentamento de Porto Feliz e do acampamento Irmã Alberta, na região de Perus, periferia da capital paulista, participaram de capacitação realizada pelo o Instituto Nacional de Colonização e da Reforma Agrária (Incra).

Durante a visita, os participantes puderam colocar em prática técnicas aplicadas para o cultivo da uva, como "produção de cavalos", enxertia e poda de inverno.

Segundo o engenheiro agrônomo José Miguel Garrido Quevedo, do Incra/SP, na "produção de cavalos" planta-se uma estaca de uva que serve apenas para ter raiz. Depois de um ano, coloca-se outra estaca, só que menor, em cima da estaca "cavalo", para que as partes se liguem e o broto nasça.

"As estacas se juntam pela força da natureza e não tem rejeição. Essas uvas são robustas para a seca e são resistentes às doenças e pragas", afirmou o engenheiro ao realçar que as uvas produzidas dessa forma têm qualidade superior.

Após receberem dicas sobre o cultivo das uvas, os visitantes conferiram técnicas para produção da goiaba vermelha de mesa. A forma de irrigação, a poda de condução e de frutificação, bem como o ensacamento das frutas em papel manteiga, foram alguns dos pontos abordados. Na avaliação de José Miguel, “esses são procedimentos e cuidados que tornam a goiaba saudável e doce, além de garantir produção o ano todo.”

As técnicas para o cultivo das frutas (uva e goiaba) foram apresentadas aos visitantes pelos assentados José Batista Lemes, Claudinei Lemes e Neusi Lemes. Além da sólida experiência com uvas Niágara e goiabas, a família de agricultores produz também figo da índia, poncã e lichia, assim como legumes e verduras como cebola, beterraba, cenoura, berinjela, alface e acelga.

"O encontro foi uma troca de saberes, com gente que conhece os segredos do cultivo ensinando gente que quer trilhar este caminho”, assinalou Quevedo ao destacar que os técnicos das entidades que promoveram a visita foram apenas facilitadores da atividade.

A capacitação foi promovida pelo Setor de Meio Ambiente do Incra/SP e pelo Escritório Regional de Desenvolvimento da Fundação Instituto de Terras de São Paulo (Itesp) em Sorocaba.


Ministério do Desenvolvimento Agrário
Fonte Ministério do Desenvolvimento Agrário 21/08/2014 ás 22h

Compartilhe

Incra promove capacitação para cultivo de frutas em São Paulo