Inclusão social pela música

Fonte Ascom/MinC 25/05/2013 às 11h

Ministra recebe Quarteto de violinos da Fundação Amazônica de Música em seu gabinete

A ministra Marta Suplicy teve uma surpresa musical em seu gabinete na manhã desta terça-feira (21/05), quando recebeu a professora Glória Caputo, presidente da Fundação Amazônica de Música, e Paulo Rocha, presidente de honra do PT no Pará. Quatro jovens, de 16 e 17h anos, entraram no gabinete tocando Tico-tico no fubá, de Zequinha de Abreu, ao violino e deixaram a ministra encantada. O que seria uma reunião formal de apresentação do Projeto Orquestra Jovem teve um ingrediente musical.

Formada há dois anos, a Orquestra Jovem da Fundação Amazônica de Música, sediada em Belém, com músicos com idades entre 16 e 17 anos é a única do gênero no país na qual todos os músicos são oriundos do próprio projeto, segundo Glória Caputo.

Glória, pianista aposentada, começou a tocar piano aos seis anos e em 1978 foi se aperfeiçoar nos Estados Unidos. No Brasil, em 1983, criou a Fundação ao perceber que muitos desistiam da música por não haver mercado de trabalho. Com apoio do projeto Vale Música, da Fundação Vale, passou a ensinar o ofício da música a crianças carentes de Belém (PA), formando profissionais para bandas e orquestras.

Na conversa com os jovens músicos, a ministra perguntou o que cada um queria fazer da carreira. Todos sonham em se aperfeiçoar e seguir na música, alguns mirando um horizonte mais amplo de se tornar virtuose do violino, como Alexandre Negro, que divide o estudo da música com o ensino médio; outro caso é Renan Cardoso, que além de violino também aprende piano e quer estudar regência para se tornar maestro.

A ministra Marta elogiou a perspectiva de reunir formação educacional e cultural no mesmo projeto e se interessou por detalhes da proposta, que tem como característica a inclusão social pela cultura, diretriz adotada pelo MinC nas formulação de suas políticas culturais. No final da reunião, o quarteto mais uma vez mostrou a qualidade do trabalho desenvolvido na Orquestra Jovem tocando Vivaldi e recebendo muitos aplausos.

Confira mais fotos da reunião em: http://www.flickr.com/photos/ministeriodacultura/sets/72157633584338622/

 

Ascom/MinC
Fonte Ascom/MinC 25/05/2013 ás 11h

Compartilhe

Inclusão social pela música