Inclusão e acesso de pessoas com deficiência à internet

Fonte Agência Câmara Notícias 15/08/2016 às h

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência realiza audiência pública nesta terça-feira (16) para debater a inclusão e o acesso de pessoas com deficiência na Internet.

O encontro foi solicitado pelo deputado Professor Victório Galli (PSC-MT), por sugestão da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação.

O deputado ressalta que, em um mundo globalizado, onde a rede mundial de computadores é o centro, é fundamental assegurar a acessibilidade às pessoas com deficiência, inclusive para melhor cumprir compromissos do País ao adotar a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. A convenção, ratificada pelo Brasil em 2009, estabelece que os países signatários deverão tomar medidas apropriadas para assegurar às pessoas com deficiência o acesso, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, ao meio físico, ao transporte, à informação e comunicação, inclusive aos sistemas e tecnologias da informação e comunicação.

Professor Victório Galli ressalta que o setor privado também deve fazer sua parte, principalmente as empresas envolvidas com comunicação, par garantir mais acessibilidade à informática. “Podemos mudar a questão dos computadores desde os teclados, a questão que envolve aparelho auditivo e outras situações que podem envolver a melhor acessibilidade para as pessoas", destacou.

Convidados
Foram convidados para o debate:
- representante da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência;
- o diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), Paulo Sérgio Sgobbi;
- o diretor do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), Dr. Victor Pellegrini Mammana; e
- o representante do Consórcio World Wide Web (W3C Brasil), Reinaldo Ferraz.

A reunião está marcada para 15 horas, no plenário 13.

Agência Câmara Notícias
Fonte Agência Câmara Notícias 15/08/2016 ás h

Compartilhe

Inclusão e acesso de pessoas com deficiência à internet