Inadimplência do consumidor brasileiro registra queda em agosto, aponta Serasa

Fonte Agência Brasil 19/11/2009 às 0h
Em agosto, a inadimplência do consumidor brasileiro registrou queda de 5,1% em comparação ao mês anterior. Segundo o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor, divulgado hoje (14), a queda se deveu à melhora na conjuntura econômica do país e também ao efeito calendário, já que o mês de agosto teve dois dias úteis a menos que julho.

A inadimplência teve uma redução no mês passado, mesmo com o Dia dos Pais, que foi considerada a melhor data comemorativa do varejo em 2009. No acumulado entre janeiro e agosto de 2009 em comparação ao mesmo período do ano anterior, a inadimplência cresceu 9,5%.

Segundo analistas da Serasa, a recuperação econômica a partir de abril, com queda de juros, recuperação de emprego, retorno de crédito e maior confiança do consumidor contribuíram para a queda gradual na inadimplência no período.

Já em comparação ao mesmo período do ano passado, o mês de agosto apresentou uma evolução de 7%, repetindo o que houve na comparação entre os meses de julho de 2008 e 2009.

A maior dívida dos consumidores é com os bancos. Entre janeiro e agosto deste ano, as dívidas bancárias rrepresentaram 44,2% do total, seguido pelas dívidas com cartões de crédito e financeiras (36,5%) e cheques sem fundos (17,4%) – esta última, representando a dívida que mais teve alta no período analisado (crescimento de 39,7%).
Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Inadimplência do consumidor brasileiro registra queda em agosto, aponta Serasa