Imprensa cubana divulga novas imagens de Fidel

Fonte Ansa Flash 19/11/2009 às 0h
A imprensa oficial cubana publicou hoje mais sete fotos do ex-presidente cubano Fidel Castro feitas durante um encontro com advogados venezuelanos recém-graduados.

Nas imagens, datadas do último dia 22 e extraídas de um vídeo de seis minutos transmitido pelo canal nacional de televisão na noite de domingo, ele aparece ao lado dos dez jovens que o convidaram para a formatura na Universidade de Carabobo.

Fidel falou com os jovens venezuelanos sobre a contaminação ambiental, mudança climática e a continuidade das missões sociais na Venezuela. O ex-presidente presenteou os visitantes com exemplares de seus comentários mais recentes para a imprensa, chamados de "El imperio e los robots" ["O império e os robôs", ndr.].

"Eu o vi muito bem", disse à ANSA Pedro Dávila, um empregado do comércio a caminho do trabalho, na manhã desta segunda-feira. "Ele está com a mente clara e esperta", comentou o estudante Carlos Pérez.

Este foi o décimo vídeo em que Fidel aparece desde quando deixou o poder, em 2006, por motivos de saúde. A última gravação havia sido divulgada pela imprensa local em junho de 2008, quando o cubano se encontrou com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

No sábado, Fidel recebeu o presidente do Equador, Rafael Correa, com que falou por três horas, em outra reunião que também rendeu uma foto no domingo.

Desde quando adoeceu, há três anos, o ex-presidente, hoje com 83 anos, não se apresenta em público.

Em fevereiro de 2008, ele designou o irmão Raúl Castro para ocupar seu lugar no governo.  Fidel mantém o posto de primeiro-secretário do Partido Comunista, do qual Raúl é segundo-secretário.
Ansa Flash
Fonte Ansa Flash 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Imprensa cubana divulga novas imagens de Fidel