IDRC lança chamada sobre controle do consumo de álcool

Fonte Agência FAPESP 22/05/2012 às 19h

IDRC lança chamada sobre controle do consumo de álcool

O International Development Research Centre (IDRC), com sede no Canadá, lançou uma chamada de projetos de pesquisa com foco em intervenções no controle do álcool em países de baixa ou média renda.

O objetivo principal da chamada é apoiar projetos realizados por pesquisadores de países em desenvolvimento voltados para nortear estratégias e políticas públicas que visem diminuir o consumo de álcool pela população em geral, especialmente entre os mais pobres.

As principais áreas de pesquisa apoiadas pela chamada serão: análises do consumo de álcool entre a população de países de baixa ou média renda; potenciais efeitos de políticas de taxação de impostos e de preço do álcool, visando reduzir o consumo; medidas de restrição ou proibição da venda do álcool no varejo; campanhas de conscientização sobre o uso do álcool; e medidas para reduzir os impactos do consumo de álcool na saúde pública.

Os pesquisadores interessados deverão ser naturais ou ter residência permanente em países de baixa ou média renda, além de serem vinculados a uma instituição de pesquisa de seu respectivo país de origem. Brasileiros podem participar da chamada.

Os projetos selecionados receberão grants de até US$ 300 mil por um período máximo de até 36 meses. Pesquisas com participação de cientistas de diferentes países poderão receber grants maiores.

As propostas de projetos poderão ser submetidas até o dia 29 de junho em inglês ou francês, no formato Word ou PDF, para o e-mail ncdp@idrc.ca.

Mais informações: www.agencia.fapesp.br/ncdp_alcohol2012.pdf e ncdp@idrc.ca.

Agência FAPESP
Fonte Agência FAPESP 22/05/2012 ás 19h

Compartilhe

IDRC lança chamada sobre controle do consumo de álcool