ICMBio treina mergulhadores para Clean Up Dive

Fonte Comunicação ICMBio 06/05/2013 às 9h

Brasília  – A Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) da Ilha Queimada Pequena e Queimada Grande e a Estação Ecológica (Esec) dos Tupiniquins, no litoral de São Paulo, acabam de realizar curso de mergulho de preparação para atividades de Clean Up Dive (mergulhos de limpeza no mar), que fazem parte da agenda do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na região.

O Clean Up Dive consiste na retirada de petrechos de pesca perdidos, abandonados e descartados no mar, que fazem a “pesca fantasma” e continuam matando a fauna de maneira cruel, uma vez que os animais presos nesses materiais morrem de maneira lenta e dolorosa. O curso, que ocorreu entre os dias 22 e 26 de abril, foi dado a servidores do ICMBio e representantes de entidades parceiras por instrutores da Naui, empresa internacional especializada em treinamento de mergulhadores.

Houve aulas teóricas, ministradas no Centro de Pesquisa da Prefeitura Municipal de Itanhaém (SP), e práticas, na piscina do Clube Náutico de Itanhaém. Nas aulas na piscina, que duraram dois dias, o instrutores ensinaram como fazer a retirada e troca de equipamento debaixo da água, resgate de dupla e comunicação debaixo da água, assim como segurança no mergulho e instruções para mergulhar em dupla. Após as aulas, houve dois check out, que é a parte do curso em que os alunos testam os conhecimentos em mergulhos no próprio mar.

Comunicação ICMBio
Fonte Comunicação ICMBio 06/05/2013 ás 9h

Compartilhe

ICMBio treina mergulhadores para Clean Up Dive