ICMBio promove intercâmbio entre parques do Brasil e da França

Fonte ICMBio 18/08/2014 às 17h
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) vai promover no fim do mês de agosto o "Seminário Franco-Brasileiro – Parque e Paisagem". O evento entre os dias 25 e 29 busca promover a troca de experiências entre Parques Nacionais do Brasil e da França, representados respectivamente pelo Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) e pelo Parc Naturel Régional des Pyrénées Ariégeoises.

Segundo informações do ICMBio, profissionais naturais regionais franceses e especialistas brasileiros em manejo de áreas protegidas do bioma Cerrado vão se reunir para construir, em parceria, projetos de desenvolvimento sustentável relacionados ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

"A embaixada francesa custeará a vinda dos gestores e pesquisadores franceses para palestrar e conhecer nossa realidade", afirmou Carla Cristina Guaitanele, chefe da Unidade de Conservação (UC).

Durante o seminário, os presentes vão trocar experiências sobre gestão e proteção dos recursos naturais e a relação delas com a pecuária, manejo de fogo e paisagens emblemáticas da unidade. Além disso, estão previstas atividades de turismo nos espaços protegidos e regiões do entorno, incluindo as relações com as populações locais.

Também fazem parte da programação a elaboração de projetos para equipar e adaptar trilhas à diversidade das paisagens encontradas no Parque, a produção de uma Carta das Paisagens e de um Observatório da Paisagem. Além da Embaixada da França, o seminário, a ser realizado em Brasília (DF) e no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, conta com apoio da Universidade de Brasília (UnB).

Sobre a UC

Criado em 11 de janeiro de 1961 com 625 mil hectares, o Parna da Chapada dos Veadeiros já foi reduzido três vezes, possuindo hoje 10% de seu tamanho original – 65 mil hectares. O parque preserva importantes habitats do bioma Cerrado, principalmente os campos de altitude, incluindo áreas de alta beleza cênica, formando o cartão postal da Chapada dos Veadeiros.
ICMBio
Fonte ICMBio 18/08/2014 ás 17h

Compartilhe

ICMBio promove intercâmbio entre parques do Brasil e da França