ICMBio participará de conferência internacional

Fonte Comunicação ICMBio 08/04/2013 às 8h

Brasília  – Será realizada entre os dias 21 e 26 deste mês, em Foz do Iguaçu (PR), a conferência internacional Protected Areas and Place Making (Áreas Protegidas e Qualidade de Vida, na tradução livre). Inédito na América Latina, o evento vai reunir mais de cem pesquisadores de várias partes do mundo para discutir temas como proteção da natureza, manejo de ecossistemas, silvicultura urbana, turismo em áreas naturais, unidades de conservação e desenvolvimento regional. Representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estarão presentes na abertura e nos debates.

A promoção é do Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), e tem o apoio da União Internacional de Organizações de Investigação Florestal (IUFRO, sigla em inglês), uma organização não governamental (ONG) considerada o foro científico mais importante na temática florestal há 120 anos. A entidade agrupa mais de 15 mil pessoas na rede.

De acordo com a programação, Apolônio Rodrigues, servidor do ICMBio e subchefe do Parque Nacional do Iguaçu, falará sobre a gestão do parque, uma das mais conhecidas unidades de conservação do País, patrimônio natural da humanidade e que abriga as Cataratas do Iguaçu, e o analista ambiental Rogério Cunha de Paula, também do Instituto, abordará o tema Conservação e Áreas Rurais: vizinhos carnívoros de grande porte no Brasil.

Ainda de acordo com a programação, o diretor de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Sergio Brant, participará do painel Áreas Protegidas: Desafios futuros para os Setores Público e Privado.

“A conferência é um esforço para ter uma rede de pesquisadores atuantes ao redor do mundo, capazes de desenvolver as linhas de ação planejadas para o setor e, principalmente, que estejam engajados em projetos colaborativos por meio de encontros setoriais periódicos”, afirma Teresa Cristina Magro, professora da Esalq e uma das integrantes da organização do evento.

Público-alvo

A conferência é destinada a pesquisadores, estudantes, técnicos e outros profissionais de instituições de ensino, órgãos públicos, ONGs, empresas do setor ambiental e demais corporações nacionais e internacionais que trabalham na gestão de áreas protegidas.

O evento terá três dias de seminários, palestras, debates e reunião de trabalho e dois dias de visitas técnicas à Itaipu Binacional, ao Parque Nacional do Iguaçu e ao Parque Nacional Iguazu, este último do lado argentino da fronteira.

O idioma oficial da conferência será o inglês, mas haverá tradução simultânea e sessões em português.

Serviço:

Para inscrições, acesse aqui.
Para mais informações, curta a página do facebook e a do evento.
Informações para imprensa: (19) 8821-0161 com Alessandra Santos - alessandra.santos.jor@gmail.com O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Comunicação ICMBio
Fonte Comunicação ICMBio 08/04/2013 ás 8h

Compartilhe

ICMBio participará de conferência internacional