ICMBio instala estação meteorológica para monitorar animais ameaçados

Fonte ICMBio 06/08/2014 às 6h
Servidores e pesquisadores da Estação Ecológica (Esec) de Tupinambás (SP) instalaram no mês de julho uma estação meteorológica em uma das ilhas da Unidade de Conservação (UC), no arquipélago dos Alcatrazes. A medida faz parte do Plano de Ação Nacional (PAN) para conservação da Herpetofauna Insular, ordem a que pertencem os répteis e anfíbios.

O projeto, coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios (RAN), tem como objetivo reduzir a ameaça de extinção de seis espécies no litoral norte de São Paulo.

"Com essa estação, vamos conseguir coletar com mais precisão os dados atmosféricos e monitorar melhor as espécies, proporcionando aos animais uma condição de vida mais saudável", explicou a analista ambiental Thais Farias Rodrigues.

Planos de Ação Nacional

Os PANs são políticas públicas adotadas em todo o território nacional para ajudar na conservação da biodiversidade brasileira. Com a participação da sociedade, são identificados problemas e propostas ações prioritárias para combater as ameaças que colocam em risco a existência de diversas espécies, assim como os ambientes naturais em que vivem.

"Esse é apenas o primeiro passo de um projeto maior, de longo prazo, que iniciamos. Queremos conservar não apenas os répteis e anfíbios, mas todos os animais que vivem na nossa unidade", finalizou Thais.

Sobre a Esec

A Estação Ecológica de Tupinambás é uma unidade de proteção integral e foi criada em 1987 por meio de um Decreto Federal. Está localizada no litoral norte de São Paulo, entre os municípios de São Sebastião e Ubatuba, e abrange diversas ilhas, ilhotas e lajes sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

É uma importante área de preservação para diversas espécies de baleias, golfinhos e tartarugas marinhas. Abriga também espécies ameaçadas de extinção da fauna e flora, além de possuir o maior ninhal de aves marinhas das costas Sul e Sudeste do Brasil.
ICMBio
Fonte ICMBio 06/08/2014 ás 6h

Compartilhe

ICMBio instala estação meteorológica para monitorar animais ameaçados