ICMBio discute gestão de UC com populações tradicionais

Fonte Comunicação/ICMBio 04/04/2013 às 10h

encontro disatBrasília – Começou nesta segunda-feira (1º), em Brasília, o Encontro de Gestores de Reservas Extrativistas (Resex), Florestas Nacionais (Flona) e Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Federais com População Tradicional Beneficiária geridas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O objetivo é promover uma análise do contexto politico e institucional para fortalecer a integração das estratégias institucionais com gestão das unidades e estabelecer um planejamento para organizar o cadastro de famílias, o diagnóstico produtivo e as políticas públicas nas unidades de conservação (UC).

Na abertura, estiveram presentes o presidente do ICMBio, Roberto Vizentin, o diretor de Ações Socioambientais e Consolidação Territorial em UC, João Arnaldo, e a diretora de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do ICMBio, Giovanna Palazzi. Durante seu discurso, o presidente Vizentin reforçou a importância de promover a integração entre as UC com a população tradicional no fortalecimento e desafios da gestão.

O encontro segue até sexta-feira (5) no Centro Cultural de Brasília (CCB), na Asa Norte. Reúne gestores das 77 UC com populações tradicionais, os coordenadores regionais e os coordenadores gerais relacionados aos temas abordados, além de lideranças dos movimentos de extrativistas e representantes de organizações parceiras.

Entre as principais discussões, estão os desafios e a complexidade da gestão das UC com populações tradicionais, os arranjos de gestão e o decreto de regulamentação de Resex, o manejo dos recursos madeireiros e pesqueiros, as definições do perfil beneficiário, dentre outros assuntos relacionados às populações tradicionais beneficiárias.

Ao final do encontro, promovido pelo ICMBio em parceria com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (GIZ), o Banco de Desenvolvimento da Alemanha (KfW) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), os participantes elaborarão um documento com os encaminhamentos e a avaliação dos trabalhos realizados durante toda a semana.

Comunicação/ICMBio
Fonte Comunicação/ICMBio 04/04/2013 ás 10h

Compartilhe

ICMBio discute gestão de UC com populações tradicionais