Ibama participa de operação de combate à carcinicultura irregular

Fonte Ascom - Ibama/BA 19/05/2012 às 21h
O Ibama e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), realizaram entre os dias 07 e 16 de maio, uma operação de fiscalização conjunta em vários municípios baianos, visando inspecionar empreendimentos de carcinicultura.



Durante os 10 dias de operação as equipes efetuaram ações de fiscalização nas regiões que apresentam maior concentração desse tipo de atividade. Os agentes se dividiram em três bases operacionais: Salinas da Margarida, Valença e Canavieiras.

Segundo o coordenador da operação, Alberto Gonçalves, foram inspecionados 16 empreendimentos nos municípios de Valença, Nilo Peçanha e Taperoá; 34 nos municípios de Salinas da Margarida e Jaguaripe, e 19 no município de Canavieiras. Em todas as regiões ficou constatado que a maioria das carciniculturas está funcionando irregularmente por falta de licenciamento ambiental.

Após as inspeções que constataram graves situações de degradação ambiental nas regiões, os agentes emitiram Notificação de Interdição para aqueles que já se encontravam autuados por falta de licenciamento ou por descumprimento de embargo (eles não poderão repovoar os tanques com pós-larvas após a próxima despesa); Auto de Infração e Termo de Embargo/Interdição, para os que foram notificados pelo Ibama em 2010 por falta de licenciamento (três autos que juntos totalizaram 160 mil reais); e notificações para alguns apresentarem documentação da propriedade e responsabilidade pelo empreendimento.

Ascom - Ibama/BA
Fonte Ascom - Ibama/BA 19/05/2012 ás 21h

Compartilhe

Ibama participa de operação de combate à carcinicultura irregular